Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição

Atualmente o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, onde ocorre a formação dos jovens da Arquidiocese de Porto Alegre, fica em um condomínio de casas em Viamão, onde as dioceses de Frederico Westphalen, Montenegro, Novo Hamburgo e Osório também mantém seus seminários.

 

Porto Alegre possui duas casas que, em 2017, reuniam 32 seminaristas: 19 na etapa Discipulado, que estudam Filosofia; 10 na etapa de Configuração, que cursam Teologia; três em Síntese Vocacional, conhecido como Ano Pastoral; e um em estágio de discernimento em uma paróquia. A maioria dos seminaristas da Arquidiocese é de origem da grande Porto Alegre e da própria Capital.

 

As etapas da formação de um padre, segundo as novas orientações da Igreja, no recente documento do Papa Francisco "O Dom da Vocação Presbiteral", são o Ensino Médio (para os que despertam para a vocação nesse período), Propedêutico, Discipulado (ou estudos filosóficos), Configuração (ou estudos teológicos) e Síntese Vocacional (ou pastoral).

 

Toda a formação dos seminaristas é acompanhada por padres. Em Viamão, conta o reitor, Pe. Sílvio Guterres Dutra, atuam três padres: um reitor e formador assistente das etapas Configuração e Síntese Vocacional; um vice-reitor e formador assistente da etapa Discipulado; e um diretor espiritual residente que atende a maioria dos seminaristas em orientação espiritual. Outros dois presbíteros auxiliam como diretores espirituais não residentes e acompanham alguns dos seminaristas.

 

Nas casas da Arquidiocese de Porto Alegre em Viamão o dia começa às 6h, com a missa ou a Liturgia das Horas, seguida do café da manhã. Às 7h o grupo toma o ônibus para a PUCRS, na Capital, onde cursa Filosofia e Teologia. Os seminaristas retornam a Viamão por volta de 12h15min para a oração e almoço. No período da tarde ocorrem ações de formação complementar, trabalhos manuais e dedicação aos estudos pessoais. No final do dia é celebrada missa ou Liturgia das Horas, seguida da janta e encontros de formação ou de confraternização e lazer, como futebol. As atividades se encerram por volta das 22h.

 

O Seminário Nossa Senhora da Conceição é mantido basicamente com as contribuições que as paróquias enviam para a Cúria Metropolitana e que são repassadas mensalmente a todas as casas de formação. Algumas famílias de seminaristas também ajudam dentro das possibilidades. Além disso, em Viamão é realizada a Campanha dos Amigos do Seminário.

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Ascom

Tribunal Eclesiático

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2019 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre