O próximo sábado (28) marcará a conclusão do trabalho de gravação de melodias dos salmos responsoriais de todos os domingos dos ciclos A, B e C da Liturgia da Palavra. Com o encerramento do Ano A nesta semana, o Setor de Música finalizou o projeto iniciado em 2018, que tinha como objetivo gravar em vídeos os salmos dominicais deste ciclo de três anos. Todas as melodias sugeridas estão disponíveis no canal do Youtube da Comissão de Liturgia.

“O trabalho teve como objetivo apresentar melodias que favoreçam a participação e para que se sigam as orientações litúrgicas referentes ao canto. Em cada vídeo foram apresentadas entre duas e três melodias diferentes para cada salmo. Além disso, por meio de um link (na descrição de cada vídeo) estão disponíveis cifra, partitura e texto que apresenta o sentido do salmo em questão”, explica o padre Gustavo Alves Batista, referencial arquidiocesano para a Comissão de Liturgia.

O processo foi planejado pela equipe de coordenação do setor, mas executado por muitos leigos de todos os vicariatos da Arquidiocese, que colaboram apresentando os salmos entoando e, na parte técnica, com as gravações, edições e publicação. Ao longo deste projeto, cantos de outras partes da missa também foram sendo gravados e disponibilizados.

O padre Gustavo agradece o esforço, persistência e dedicação dos leigos e de todos os envolvidos neste projeto.

“Nossa gratidão a todos, que dedicaram esforço e tempo colaborando nessa missão pela Liturgia das nossas comunidades da Arquidiocese e de outras Dioceses”.

Acesse os cantos nos links abaixo:

Salmos Ano A: https://www.youtube.com/watch?v=2VY2ajarM_I&list=PLQTkIvsKE9EcHNO4g9w0tbpRTfqL3edSk

Salmos Ano B: https://www.youtube.com/watch?v=K4yJ1o5-wP0&list=PLQTkIvsKE9Eex1cUGfnkhhH3dNL3VYl8l

Salmos Ano C: https://www.youtube.com/watch?v=7uzuvoGm_Og&list=PLQTkIvsKE9EeeAhFN0oBQb3tFN3aMBTG9

Na próxima segunda-feira (30), às 20h, a Paulus Editora promove palestra para o lançamento do livro "Sob o olhar de Guadalupe - Sinais do céu sobre a Terra". O evento será conduzido pelo autor da obra, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin. Os interessados poderão assistir a transmissão pelos canais da Editora Paulus no YouTube e no Facebook.

Missa para Guadalupe

Em dezembro, no dia 12, a Editora Paulus promove uma missa solene de Nossa Senhora de Guadalupe, presidida por Dom Leomar. A celebração será realizada às 10h da manhã, na Paróquia Santa Teresinha (Rua Ramiro Barcelos, 386). A data é Dia de Nossa Senhora de Guadalupe e a missa também será transmitida pelos canais da editora no YouTube e Facebook.

No dia 6 de dezembro, às 9h, será realizada “Missa em Ação de Graças Pelas Pessoas Curadas da COVID-19”. A celebração será na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Praça Senador Alberto Pasqualini, 120, bairro Ipanema), em Porto Alegre, e presidida por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese.

A missa será transmitida pelo Facebook da Igreja de Ipanema.