“Cantar é próprio de quem ama.”

(Santo Agostinho)


Para honrar e manter viva a tradição da música litúrgica, a Arquidiocese de Porto Alegre está lançando neste mês de outubro o seu novo Hinário Litúrgico, uma seleção de cantos para serem usados em todas as paróquias e comunidades. O novo livro de cantos, que deve chegar em todas as igrejas até o final deste mês, estará dividido em fascículos correspondentes aos tempos litúrgicos, o que facilitará o manuseio e a conservação do material.


“Este trabalho vem ao encontro de todos que zelam pela nobreza, beleza e simplicidade das celebrações litúrgicas”, destaca Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, no texto de Apresentação do primeiro volume.

O fascículo referente aos tempos do Advento e Natal contém 127 cantos, e o seu conteúdo está dividido em Orações Eucarísticas, cantos para as Parte Fixas da Missa e cantos específicos para o Advento (Abertura, Apresentação das Oferendas, Comunhão, outros cantos para o Advento), Natal (Abertura, Apresentação das oferendas e Comunhão), Solenidades do Ciclo do Natal (Abertura, Apresentação das oferendas e Comunhão) e outros cantos para o Tempo do Natal.


“O novo Hinário é resultado de muito trabalho da Comissão de Liturgia e Setor de Música. Composto de cantos tradicionais e novos, a escolha de seu conteúdo foi feita com bastante rigor e baseada na escuta das comunidades”, explica o padre Gustavo Alves Batista, referencial arquidiocesano para a Comissão de Liturgia.


"O resultado é um conjunto de cantos que nos ajudará a cantar ainda melhor a Liturgia, selecionados a partir de dois parâmetros gerais: o primeiro leva em consideração quatro critérios fundamentais, litúrgico, teológico, estético e pastoral; e o segundo, que o canto expresse a liturgia do domingo, por isso sempre foram levadas em consideração as antífonas de entrada e comunhão, bem como as leituras do dia”.

Para Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, esta atualização visa a corresponder sempre mais e melhor àquilo que celebramos na liturgia e o tempo no qual nos encontramos.


“A liturgia é viva. Comunidade que se reúne para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor é uma comunidade viva. O canto litúrgico expressa a vida da comunidade; ele reflete a identidade da comunidade. Oxalá nossas liturgias se tornem sempre mais vivas, onde todos possam cantar os louvores do Senhor!”

Humberto Gonçalves Teixeira, que coordenou o projeto junto com o padre Gustavo, também destaca o frescor que a liturgia deve sempre buscar. Para ele, “a Liturgia é viva e o Espírito Santo nos impulsiona e nos ajuda a compreender a cada tempo”.


“A conclusão desse primeiro fascículo do Hinário Litúrgico é um passo importante e necessário nessa caminhada do canto litúrgico de nossa Arquidiocese. Seguimos juntos, como Igreja de Porto Alegre, dando respostas à renovação litúrgica proposta pelo Concílio Vaticano II ao longo dos anos”.

Além da versão impressa, da qual o intuito é facilitar ao máximo o ministério de músicos e cantores, o novo Hinário disponibilizará no site da Arquidiocese, em breve, partituras, cifras e a gravação do conteúdo dos cantos. O processo de coleta de material para os próximos ciclos litúrgicos (o próximo será o Ciclo da Páscoa) já iniciou.


Expediente


Arcebispo Metropolitano

Dom Jaime Spengler

Referencial Arquidiocesano | Comissão de Liturgia

Pe. Gustavo Alves Batista

Coordenador Arquidiocesano | Comissão de Liturgia

Marcelo Meireles Mito

Coordenador Arquidiocesano | Setor Música Litúrgica

Humberto Gonçalves Teixeira


PROJETO DO HINÁRIO LITÚRGICO ARQUIDIOCESANO


Coordenação

Pe. Gustavo Alves Batista

Humberto Gonçalves Teixeira


Organização técnica

Aluísio Negrete Cabreira

Eduardo Lorenzetti

Pe. Gustavo Alves Batista

Humberto Gonçalves Teixeira

Marcelo Meireles Mito

Michelle A. Girardi Lorenzetti


Análise e seleção dos cantos

Aluísio Negrete Cabreira

Eduardo Lorenzetti

Pe. Gustavo Alves Batista

Gustavo Ávila

Humberto Gonçalves Teixeira

João Pokorski

Marcelo Meireles Mito

Michelle A. Girardi Lorenzetti

Rodrigo Rubi

Roger Duarte

Tarcísio Back Júnior

Tobias Petry


Edição de partituras

Bruno Nunes

Joubert Vidor

Mateus Elsenback

Tarcísio Back Júnior

Tobias Petry


Colaboração

Ana Carolina Oliveira

Maribel dos Santos Canova

Mário Pacífico

Rodrigo Luís Bispo Souza


Revisão de texto

Ir. Maria Kiusner, OSF


Criação de capa

Nelson Silveira Pereira


Projeto gráfico

Eduardo Lorenzetti


"É necessário verificar, continuamente, que as formas atuais de comunicação nos orientem efetivamente para o encontro generoso, a busca sincera da verdade íntegra, o serviço, a aproximação dos últimos e o compromisso de construir o bem comum."


O chamado à uma comunicação à serviço da vida é reiterado pelo Papa Francisco na recente Encíclica Fratteli Tutti (205). Atualmente, vivemos a cada dia as angústias da pandemia do Covid-19, que desde março assola o Brasil e o mundo e, com ela, os desafios de manter nossa comunicação anunciadora de vida e esperança.


Na Igreja do Brasil, de modo especial, uma das coisas que percebemos com muita evidência neste tempo foi a importância da Pastoral da Comunicação – PASCOM em nossas comunidades, paróquias, dioceses, regionais e em âmbito nacional.


Motivada por esta necessidade de encontrar caminhos para seguir comunicando a Boa Nova de Deus, a Pascom do Regional Sul 3 da CNBB, assume há cinco anos a realização do Mutirão da Comunicação Regional. O encontro oferece formação aos agentes das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul e mantém viva a animação e a motivação para uma comunicação a serviço do Evangelho.


Neste ano em que (re)aprendemos a nos encontrar no online e que nossas relações foram potencializadas com o auxílio da tecnologia, a pastoral apresenta a proposta do 5º Muticom, através de um roteiro de formação e celebração, acessível e pensado especialmente para os comunicadores e comunicadoras de todo o Estado. A Coordenadora Regional da Pascom, Greice Pozzatto, explica que o objetivo é “motivar a Igreja para uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, especialmente no momento em que estamos vivendo hoje, onde se faz necessária esta proximidade da igreja e comunidade”.


Iniciando dia 29 de outubro, o Muticom se estende até dia 26 de novembro, com lives semanais sempre às quintas-feiras, às 20h30min, conforme o cronograma abaixo:


29/10: Pascom – caminhos e perspectivas para o pós-pandemia, com Marcus Tullius (Coordenador da Pascom Brasil).

05/11: Estratégia e conteúdo para ter resultado nas mídias sociais católicas, com Fabiano Fachini (Rede Século 21 de comunicação).

12/11: Eixo de articulação – A Pascom na vida paroquial e diocesana, com Cacilda Medeiros (Arquidiocese de Natal/RN).

19/11: Postura e oralidade em público, com Manoel Jesus (Arquidiocese de Pelotas/RS).

26/11: Celebração em Ação de Graças pelos Comunicadores, com Dom Carlos Rômulo (Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3).


O evento, com seus cinco encontros, será aberto para agentes da Pastoral da Comunicação de todas as arqui/dioceses, bem como pessoas que trabalham com comunicação, profissionais da área e demais interessados. As lives acontecerão sempre pelas Páginas no Facebook da CNBB Sul 3 e da Pascom RS.


(Texto: CNBB Sul 3)

O Novo Hinário da Arquidiocese de Porto Alegre será lançado em breve, e as datas para os Ensaios de Cantos dos tempos litúrgicos do Advento e Natal já estão marcadas. Todos os ensaios serão on-line, com transmissão pelo Facebook da Arquidiocese e Youtube da Comissão de Liturgia.


Confira a programação abaixo, reserve sua agenda e compartilhe com sua comunidade:


  • 07/11, às 9h30, com Dom Jaime Spengler, transmitido da Paróquia Bom Jesus - Porto Alegre

  • 27/11, às 19h30, transmitido da Paróquia São João Batista - Porto Alegre

  • 12/12, às 9h30, transmitido da Paróquia Nossa Senhora da Paz - Guaíba

Reveja a Live que apresentou o novo Hinário Arquidiocesano neste link.


E assista aqui os vídeos da Campanha do Novo Hinário Litúrgico.

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre