Dom Darley José Kummer

Bispo auxiliar

Padre Darley José Kummer nasceu no município de Roca Sales (RS), no dia 12 de maio de 1967. Ingressou no Seminário São José de Gravataí, no curso propedêutico, em 1987, e licenciou-se em Filosofia, em 1988, pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (RS). Dois anos depois, concluiu a formação no Seminário Maior de Viamão (RS).

Seus estudos de Teologia aconteceram no Centro de Estudos Teológicos dom Edmundo Kunz, no Seminário Maior de Viamão, de 1991 a 1995. Foi ordenado diácono no dia 6 de agosto de 1995 e presbítero no dia 13 de janeiro de 1996, na paróquia São José de Roca Sales. O trecho bíblico “Na unidade e diversidade de dons formar comunidade”, de Efésios 4, 1-14 foi o lema de sua ordenação. O religioso possui curso de especialização em juventude, tema que aprofundou de janeiro de 2000 a janeiro de 2001.

Entre as funções que exerceu como padre merecem destaque:
Vigário da paróquia São Vicente de Paulo de Cachoeirinha (RS), de fevereiro a dezembro de 1996. Assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, de janeiro de 1997 a dezembro de 2001.

Exerceu o sacerdócio na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Alvorada (RS), de janeiro de 2002 até dezembro de 2005. Assistente do curso propedêutico no Seminário São José e diretor do Lar Sacerdotal, de 2006 a 2010. Em 2010, assumiu a função de reitor do Seminário Menor São José de Gravataí e assistente do ensino médio.

Assumiu a paróquia Imaculado Coração de Maria de Esteio (RS) de 2011 a 2015. Foi presidente do Fraterno Auxílio de 2011 até 2013. De 8 de agosto de 2015 até abril de 2019, foi vigário episcopal do vicariato de Canoas (RS). De 2016 até sua nomeação foi pároco na paróquia São Luís Gonzaga de Canoas.

Ordenado bispo em 12 de junho de 2019, em seu município de nascimento. 

Pela Graça de Deus, sou o que sou. Gratia autem Dei sum id quod sum - 1Cor 15,10

O chapéu com cordas e doze borlas verdes, é símbolo de Cristo, Cabeça da Igreja, e dos Doze Apóstolos, a cuja missão o bispo encontra-se intimamente associado.
A Cruz Pastoral simboliza a centralidade do Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Cristo na vida de todos os cristãos batizados. 
O Bispo deverá lembrar-se sempre de Cristo, Bom Pastor, “que conhece as suas ovelhas e é por elas conhecidas e não hesita em dar a vida pelo rebanho” (rito de ordenação).
O Alfa e o Ômega, simbolizam o Evangelho, que no momento da Prece de Ordenação é colocado sobre a cabeça do novo Bispo, simboliza a sua missão específica de anunciar e ensinar a Palavra de Deus.
O lírio de São José, representa a família, berço de toda as vocações, despertar do chamado ao ministério da ordem.
As cores: o azul representa Maria, Mãe e intercessora dos cristãos. É também a cor das águas que fecundam nossas cidades; o vermelho representa o dom do Espírito Santo que é invocado sobre o novo Bispo para que tenha a plenitude do sacerdócio; o amarelo representa a luz do Senhor que ilumina o chamado e o envia para ser luz do mundo.
O Brasão em sua totalidade em forma de cálice, recorda que o Bispo deve ser “ uma oferenda agradável, pela mansidão e pureza de coração” (rito de ordenação). Convida-nos ainda a celebrarmos e a bebermos da fonte inesgotável da Eucaristia, que nos mantem unidos na Missão, rumo ao Reino definitivo. 
Escolhi o lema inspirado na certeza de que. sem a graça, Dom de Deus, nada sou. A graça nos plenifica na vida e no ministério episcopal.

Criador: Benjamin Rossato

Atuação

- Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

- Bispo referencial para o Vicariato de Porto Alegre

- Vigário geral e moderador da Cúria

Cúria Metropolitana

(51) 3228.6199

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

(51) 3083-7800

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre