É hoje: Live apresenta o projeto do Hinário Litúrgico

Você toca ou canta na missa? Participa da organização da liturgia? Então é para você este convite muito especial: a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, por meio do Setor de Música Litúrgica, convida para uma Live (transmissão ao vivo pela internet) sobre o Projeto do Hinário Litúrgico, o novo livro de cantos da Arquidiocese de Porto Alegre. Será nesta quarta-feira (2), às 20h, no Facebook da Arquidiocese.

O Projeto responde a uma solicitação de Dom Jaime Spengler e contou com um amplo processo de escuta das paróquias e comunidades, que permitiu à Comissão ter uma visão mais detalhada da Liturgia e da Música Litúrgica na Arquidiocese.

"Esta Live quer ser um momento de partilha deste trabalho desenvolvido pelo Setor de Música Litúrgica. Cada um é muito importante. Contamos com a participação de todos", convida Marcelo Mito, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Secretário do Setor de Liturgia do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marcelo Mito.

SERVIÇO

O que: Live sobre o Projeto do Hinário Litúrgico, o novo livro de cantos da Arquidiocese de Porto Alegre

Para quem: aos que se dedicam à Liturgia e ao Canto Litúrgico nas Paróquias e Comunidades da Arquidiocese

Quando: dia 2 de setembro, às 20h

Canal: Facebook da Arquidiocese de Porto Alegre (fb.com/arquipoa)

Entenda o projeto do Novo Hinário

Nos últimos anos, uma Comissão Regional (CNBB Sul 3), da qual participa o presbítero da Arquidiocese e Coordenador do Setor de Liturgia Regional, padre Luciano Massullo, vem coletando cantos dos diversos hinários das Dioceses gaúchas e alguns nacionais, que estão em plena sintonia com a Liturgia, a fim de ter uma coletânea de cantos próprios para cada tempo litúrgico, e assim oferecer um repertório-base para as Dioceses atualizarem seus hinários. Em sintonia com a Igreja no Estado, para 2020, a Comissão Arquidiocesana tem este grande desafio, que é a atualização do Hinário Arquidiocesano, o Livro de Cantos ACC (A Comunidade Canta).

A construção da atualização do Hinário Arquidiocesano está sendo feita com o envolvimento de todas as paróquias e comunidades.

"Vamos construir juntos a atualização do ACC, unindo a caminhada de nossa Arquidiocese (com sua história e com suas comunidades e paróquias) e também aquilo que nos pede a liturgia, para que nossas assembleias possam melhor celebrar o Mistério Pascal, cantando a liturgia", ressalta Marcelo Mito.

Para a eficiência do processo, a atualização do ACC se dará em partes (seguindo os ciclos do Ano Litúrgico), em 2020 focado nos cantos do Ciclo do Natal (Tempo do Advento e Natal).