1º de setembro abre o Tempo da Criação

A Igreja Católica, junto com outras comunidades cristãs, celebra hoje (1º) o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data abre o Tempo da Criação, que segue até 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, período dedicado a diversas atividades na perspectiva da ecologia integral. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, fala sobre a necessidade de mudanças de hábitos na direção de uma ecologia integral e convida para que sejam dedicadas as celebrações eucarísticas deste dia na intenção pelo cuidado da criação.

“Que tipo de mundo queremos deixar para quem vai nos suceder?”, questiona dom Walmor, recordando as ideias centrais da encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco. Para dom Walmor, a “profética convicção” para que a humanidade siga na direção de uma ecologia integral significa “não só reconhecer a interdependência existente entre todos os seres vivos do planeta, mas dar alma nova, realmar, a desgastada relação do homem com a criação, como afirma nosso amado Papa Francisco”.

O presidente da CNBB motivou: “Vamos todos dedicar nossas celebrações eucarísticas, marcando esse primeiro dia de setembro, também um mês de primavera para nós, a este Tempo da Criação“.

Neste momento da história, continuou, “tão desafiador para a humanidade, todos somos chamados a refletir sobre a necessidade de cultivar novos hábitos com disciplina, caminho para transformarmos a sociedade tornado-a melhor, justa e solidária”.

Recordando a pandemia do novo coronavírus, as crises, tragédias e os crimes, como os socioambientais de Mariana (MG) e Brumadinho (MG), dom Walmor afirma que são sinais de que “precisamos urgentemente mudar”. “É dever cristão buscar novos hábitos e modelos econômicos capazes de conciliar o consumo e o progresso com a preservação dos recursos naturais. A preservação da vida exige que todos sigam juntos no mesmo caminho”, afirma.

O presidente da CNBB deseja ainda que este período seja “oportunidade para cada pessoa renovar o compromisso de trabalhar para construção de um tempo novo, de mais harmonia no planeta”.

(Texto: CNBB - Foto: AFP)

Assista ao vídeo do Papa para o Tempo da Criação: