Bispo celebra N. Sra. dos Navegantes com Abrigo Mons. Felipe Diehl, na Capital


No dia 2 de cada mês a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Porto Alegre, lembra sua padroeira. Durante o dia a comunidade reza o terço e à noite é celebrada missa, para a qual também são convidados aqueles que vão passar a noite no Abrigo Monsenhor Felipe Diehl. Na última terça-feira, 2 de agosto, a celebração contou ainda com a presença do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Ele presidiu a missa e depois jantou no albergue com as pessoas atendidas, voluntários e membros da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, mantenedora da paróquia e do abrigo.

Em procissão, dezenas de pessoas caminharam da frente ao albergue até a igreja, que ficou com metade dos bancos ocupada pelos usuários do abrigo. Dom Leomar destacou diversas vezes que todos são iguais perante Deus. “Ninguém é maior ou melhor que ninguém. Somos irmãos muito amados de Jesus”, disse, ressaltando que todo cristão que deseja agradar Nossa Senhora e seu filho deve cuidar dos irmãos.

Nesta terça-feira, 160 pessoas foram jantar e dormir no abrigo, que no inverno tem capacidade para acolher até 205, segundo o administrador da casa, Juarez Vasques. No próximo dia 18 o albergue completará 48 anos de trabalho - o local abre todos os dias e conta com a ação de voluntários e 16 funcionários.

Juarez explica que o abrigo inicia as atividades às 18h30min com o credenciamento. As pessoas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, recebem roupas e materiais de higiene, tomam banho, jantam e dormem. No dia seguinte recebem ainda café da manhã. De acordo com Juarez, a maioria é formada por quem chegou à Capital em busca de emprego, tratamento de saúde ou à procura de um familiar. Apenas 10% são cadastros novos.

No dia 18, no ginásio de esportes Monsenhor Arthur Wickert, haverá um chá pelo aniversário do abrigo, às 15h, com ingressos à venda na secretaria da paróquia. Antes disso, no dia 13, às 10h, haverá missa campal com presença de um clube de motos. Todos são convidados.


Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre