Bispo celebra N. Sra. dos Navegantes com Abrigo Mons. Felipe Diehl, na Capital

No dia 2 de cada mês a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Porto Alegre, lembra sua padroeira. Durante o dia a comunidade reza o terço e à noite é celebrada missa, para a qual também são convidados aqueles que vão passar a noite no Abrigo Monsenhor Felipe Diehl. Na última terça-feira, 2 de agosto, a celebração contou ainda com a presença do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Ele presidiu a missa e depois jantou no albergue com as pessoas atendidas, voluntários e membros da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, mantenedora da paróquia e do abrigo.

Em procissão, dezenas de pessoas caminharam da frente ao albergue até a igreja, que ficou com metade dos bancos ocupada pelos usuários do abrigo. Dom Leomar destacou diversas vezes que todos são iguais perante Deus. “Ninguém é maior ou melhor que ninguém. Somos irmãos muito amados de Jesus”, disse, ressaltando que todo cristão que deseja agradar Nossa Senhora e seu filho deve cuidar dos irmãos.

Nesta terça-feira, 160 pessoas foram jantar e dormir no abrigo, que no inverno tem capacidade para acolher até 205, segundo o administrador da casa, Juarez Vasques. No próximo dia 18 o albergue completará 48 anos de trabalho - o local abre todos os dias e conta com a ação de voluntários e 16 funcionários.

Juarez explica que o abrigo inicia as atividades às 18h30min com o credenciamento. As pessoas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, recebem roupas e materiais de higiene, tomam banho, jantam e dormem. No dia seguinte recebem ainda café da manhã. De acordo com Juarez, a maioria é formada por quem chegou à Capital em busca de emprego, tratamento de saúde ou à procura de um familiar. Apenas 10% são cadastros novos.

No dia 18, no ginásio de esportes Monsenhor Arthur Wickert, haverá um chá pelo aniversário do abrigo, às 15h, com ingressos à venda na secretaria da paróquia. Antes disso, no dia 13, às 10h, haverá missa campal com presença de um clube de motos. Todos são convidados.