Seminário Internacional debate legado de Edith Stein até sábado na PUC


Começou nesta quinta-feira, dia 8, o Seminário Internacional de Antropologia Teológica: Pessoa e Comunidade em Edith Stein. Promovido pelo grupo de pesquisa Antropologia Teológica, Ética e Pastoral, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, o evento reunirá até sábado alunos, professores, pesquisadores, padres e seminaristas no auditório do prédio 5 da PUCRS, em Porto Alegre, para uma reflexão sobre a filósofa, teóloga e mística Edith Stein.

Monsenhor Urbano Zilles falou sobre vida, obra e repercussão do pensamento de Edith Stein. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Na abertura oficial do seminário, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre e chanceler da universidade, Dom Jaime Spengler, falou da necessidade de se trabalhar com coragem na construção de relacionamentos humanos mais vigorosos, a fim de ultrapassar a crise antropológica que o Brasil vive atualmente.

Reforçando as palavras de Dom Jaime, o bispo auxiliar de Porto Alegre e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, Dom Leomar Brustolin, destacou que é preciso refletir sobre que ser humano e sociedade estamos sendo e construindo, diante de fatores como a corrupção institucionalizada, a violência e a educação proposta em escolas e universidades. Dom Leomar observou ainda que o seminário deve ser o desencadeador de um processo que visa o estudo permanente da metodologia steiniana.

Pela manhã, os doutores mosenhor Urbano Zilles e Angela Ales Bello fizeram as conferências. A tarde foi dedicada às falas de Ricardo Timm de Souza, Márcio Fernandes e Maria Cecília Isatto Parise. A programação segue na sexta-feira com Juvenal Savian Filho, Érico João Hammes, Angela Ales Bello e comunicações dos estudantes de pós-graduação. Sábado, além de novo trabalho com Angela Ales Bello, está programada uma mesa redonda com os conferencistas.

#antropologia #filosofia #seminário #PUCRS #DomLeomarBrustolin #DomJaimeSpengler

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre