Seminaristas candidatos ao diaconado fazem Profissão de Fé e Declaração de Liberdade

Na celebração eucarística da última segunda-feira, dia 10, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, os seminaristas candidatos ao sacramento da Ordem no grau do diaconado professaram a fé e declararam sua liberdade e conhecimento das obrigações inerentes às ordens maiores.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelos padres formadores e padres convidados. Além da comunidade do Seminário Maior, também se fizeram presentes familiares dos seminaristas que serão ordenados diáconos no próximo dia 8 de dezembro.

Padres e seminaristas se uniram a Dom Jaime e aos candidatos ao diaconado no último dia 10. Foto: divulgação

O rito da Profissão de Fé é a declaração pública dos candidatos que afirmam crer na fé da Igreja e em tudo o que ela ensina. A Declaração de Liberdade consiste na exposição do desejo de abraçar com perfeita e livre vontade o sacramento da Ordem e que o candidato declara conhecer as obrigações desse ministério.

Na homilia Dom Jaime destacou que os seis candidatos estão se propondo “ao serviço da comunidade de fé orientados pela Palavra que salva. Isso requer sintonia vigorosa com a Palavra através da oração”. O arcebispo, em consonância com a liturgia da palavra do dia, ainda destacou: “É para liberdade que Cristo nos libertou! Mantenhamo-nos firmes naquilo que abraçamos”.

A ordenação diaconal ocorrerá durante a celebração eucarística da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, às 20h, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre com a presidência de Dom Jaime Spengler.

Texto: Gustavo Alves Batista

#diaconado #diáconos #seminaristas #SeminárioNossaSenhoradaConceição #ArquidiocesedePortoAlegre