Seminaristas candidatos ao diaconado fazem Profissão de Fé e Declaração de Liberdade


Na celebração eucarística da última segunda-feira, dia 10, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, os seminaristas candidatos ao sacramento da Ordem no grau do diaconado professaram a fé e declararam sua liberdade e conhecimento das obrigações inerentes às ordens maiores.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelos padres formadores e padres convidados. Além da comunidade do Seminário Maior, também se fizeram presentes familiares dos seminaristas que serão ordenados diáconos no próximo dia 8 de dezembro.

Padres e seminaristas se uniram a Dom Jaime e aos candidatos ao diaconado no último dia 10. Foto: divulgação

O rito da Profissão de Fé é a declaração pública dos candidatos que afirmam crer na fé da Igreja e em tudo o que ela ensina. A Declaração de Liberdade consiste na exposição do desejo de abraçar com perfeita e livre vontade o sacramento da Ordem e que o candidato declara conhecer as obrigações desse ministério.

Na homilia Dom Jaime destacou que os seis candidatos estão se propondo “ao serviço da comunidade de fé orientados pela Palavra que salva. Isso requer sintonia vigorosa com a Palavra através da oração”. O arcebispo, em consonância com a liturgia da palavra do dia, ainda destacou: “É para liberdade que Cristo nos libertou! Mantenhamo-nos firmes naquilo que abraçamos”.

A ordenação diaconal ocorrerá durante a celebração eucarística da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, às 20h, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre com a presidência de Dom Jaime Spengler.

Texto: Gustavo Alves Batista

#diaconado #diáconos #seminaristas #SeminárioNossaSenhoradaConceição #ArquidiocesedePortoAlegre

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre