Bispos participam de celebração da Reforma Luterana em Porto Alegre

A comemoração dos 499 anos da Reforma Luterana foi marcada pelo discurso de comunhão e ecumenismo em Porto Alegre. No último dia 31 de outubro, na Igreja da Reconciliação, no Centro da Capital, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) promoveram um momento celebrativo e de oração.

Centenas de pessoas participaram da celebração no Centro de Porto Alegre. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Participaram do encontro o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, os bispos auxiliares Dom Adilson Busin, Dom Donizeti de Souza e Dom Leomar Brustolin, e o arcebispo emérito Dom Dadeus Grings. O bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Dom Humberto Eugênio Maiztegui Gonçalves, também marcou presença.

Animada pela banda Herdeiros e pelo União Coral, a celebração foi conduzida pelos pastores Cláudio Kupka e Kurt Rieck, e pelos reverendos Edgar Lemke e Eliseu Teichmann. O evento marcou a contagem regressiva de um ano para a comemoração dos 500 anos da reforma, liderada pelo monge, sacerdote e professor universitário Martim Lutero. “Celebramos quase meio milênio marcado pelos desafios que o Evangelho sempre nos propôs: a unidade e a comunhão. O que nos orienta é a mesma fé, o mesmo batismo, o mesmo Senhor”, destacou Dom Jaime.

Coordenador da Comissão de Comemoração dos 500 da Reforma Luterana, Zenar Eckert lembrou a presença do Papa Francisco no culto ecumênico em Malmö, na Suécia, quando afirmou dar “graças a Deus por esta comemoração conjunta dos 500 anos da Reforma, que estamos vivendo com espírito renovado e conscientes de que a unidade entre os cristãos é uma prioridade, porque reconhecemos que, entre nós, é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa”. A celebração, transmitida ao vivo pelas rádios Aliança e Cristo Para Todos, foi encerrada com a oração da 1ª vice-presidente da IECLB, pastora Sílvia Genz, e pelo presidente da IELB, reverendo Egon Kopereck.

Outras informações sobre a comemoração luterana podem ser obtidas pela página do evento no Facebook.