Cáritas Arquidiocesana qualifica 82 educadores sociais

A rede socioassistencial de Porto Alegre e Região Metropolitana recebeu mais 82 educadores sociais qualificados. A conclusão do Curso de Educador Social II, desenvolvido pela Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre, ocorreu dia 26 de outubro, com a solenidade de entrega de certificados. Desde o dia 24 de agosto o grupo realizou 40 horas de aulas presenciais e 30 horas de atividades de ensino à distância, sistematizando práticas e conteúdo de sua intervenção social.

Entrega dos certificados ocorreu no fim de outubro. Foto: divulgação Cáritas Arquidiocesana

A participante Liliane Simões afirmou que o curso ofereceu uma nova visão, atualizada sobre o trabalho do educador social. “Aprendi como desenvolver efetivamente um trabalho planejado, sistematizado e integrado na rede socioassistencial, fazendo uma construção conjunta com instrutores e colegas, a partir das troca de ideias, experiências e conteúdos trabalhados”. Espelterino Alves da Fonseca Neto é oriundo da área do comércio e decidiu se qualificar para atuar como educador social em razão de projetos pessoais que pretende desenvolver junto à comunidade. “Tive aqui uma visão clara da missão do Educador Social e de seu papel mobilizador de recursos da comunidade para promover o desenvolvimento social.”

Com a experiência de dois anos de trabalho na área, a participante Isabel Cristina Leal se mostrou surpreendida positivamente pela qualidade do curso. “Os profissionais que nos orientaram são muito capacitados. Pudemos observar que os elementos teóricos transmitidos são fruto da vivência de todos como educadores sociais. Isso é fundamental porque não se trata apenas de transmissão acadêmica, mas de conteúdos experimentados”, disse.

A diretora executiva da Cáritas Arquidiocesana, Rosane Pessoto Pereira, afirmou que a entidade se sente honrada em prestar esse serviço para a rede socioassistencial. O programa terá continuidade em 2017, com dois novos cursos, um no primeiro e outro no segundo semestre. As informações e inscrições serão publicadas no site institucional a partir do mês de dezembro.

Texto: Elton Bozzetto

#2016 #Cáritas #educadorsocial #encontroarquidiocesano