Igreja gaúcha avalia e planeja ações missionárias

O Conselho Missionário Regional (Comire), formado pelos coordenadores diocesanos de Animação Missionária, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária e Seminaristas, esteve reunido no último dia 27 de outubro na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre, para partilhar, avaliar e planejar a dimensão missionária da Igreja gaúcha. Participaram cerca de 30 pessoas.

Grupo iniciou o planejamento dos trabalhos para 2017. Foto: Judinei Vanzeto

A pauta apresentada foi sobre o Mês Missionário e tópicos da Campanha da Fraternidade 2017. Foi feita avaliação das atividades realizadas em 2016, como a coleta de Pentecostes, a Campanha Missionária e as Comissões Missionárias Diocesanas. Também foram planejadas as atividades para 2017, com enfoque em encontros de Formação Missionária, Formise e Congresso Missionário Regional, visando o Congresso Missionário Nacional, em Recife. O projeto referente ao congresso Missionário Regional será apresentado aos bispos para análise.

Além disso, Dom Jaime Kohl, bispo da Diocese de Osório e referencial para Animação Missionária Regional, partilhou sobre a missão em Moçambique com a atual equipe, bem como a possibilidade de novos missionários. Atualmente o projeto conta com a presença de quatro padres e duas leigas, mas um padre e uma leiga retornarão este mês.

Segundo o Documento de Estudos da CNBB Nº 108 (Missão e Cooperação Missionária), o Comire tem por finalidade construir um espaço de partilha, socialização das experiências missionárias no regional, a partir das diversas ações presentes nas dioceses, e propor formas de fortalecimentos do protagonismo, na animação e na cooperação missionária da Igreja.

#Comire #AnimaçãoMissionária #RegionalSul3 #CNBBSul3