Projeto de Iniciação à Vida Cristã encerra ciclo de formações no ano

Ocorreu no último sábado, dia 19, o último encontro de formação do projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre no ano. A atividade com catequistas de Crisma 1 e 2 também marcou o encerramento dos encontros da fase de avaliação. Cerca de 500 pessoas estiveram no Instituto São Francisco, na Capital.

O secretário do projeto na Arquidiocese, Fabiano Schwanck Colares, destaca a adesão das paróquias à iniciativa. Segundo ele, a grande maioria já adotou os novos processos. No próximo ano a meta é evidenciar as que ainda não estão seguindo o mesmo caminho. A Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (Ciavic) se colocará à disposição para auxiliar, prestando uma assessoria mais próxima dessas comunidades, a fim de que todas as paróquias, até o fim de 2017, estejam dentro do projeto.

Cerca de 500 catequistas de Crisma se reuniram no último dia 19. Foto: Lélia Ferreira

“As experiências deste novo caminho de Iniciação à Vida Cristã continuam nos surpreendendo, sobretudo na catequese de Batismo, que nos parecia a mais desafiadora, já que prevê uma mudança grande na preparação para o sacramento. Temos colhido muitos testemunhos de receptividade”, conta Fabiano. Ele explica que até então em grande parte das comunidades era feito apenas um curso, uma espécie de palestra instrutiva para o dia do batizado. O atual modelo prevê visitas às famílias e encontros mais existenciais. “A proposta é criar vínculos, uma vez que o ideal do projeto é a personalização”, observa.

Já nas catequeses de Eucaristia e Crisma houve alteração no tempo de preparação: para cada sacramento é exigida a conclusão de duas etapas, de um ano cada. Além disso, foi feita uma conexão entre as catequeses, ou seja, o jovem faz um percurso de quatro anos. “Mais do que o tempo, o que mudou foi a metodologia, que agora segue uma inspiração catecumenal, isto é, vincula a catequese à liturgia e à vida em comunidade/caridade”, enfatiza o secretário. “O projeto tem sido muito bem-recebido, especialmente as atividades com as famílias, quando os pais são convidados a rezar como as crianças fazem num encontro de catequese. A proposta é aproximar os pais do processo”, pontua Fabiano.

Ao longo de 2016 ocorreram formações com as secretárias paroquiais e com os catequistas. Esses se reuniram a nível arquidiocesano e de vicariato (em Porto Alegre ocorreram encontros por áreas) para que haja uma linguagem comum em todo o território da Arquidiocese no que diz respeito à Iniciação à Vida Cristã. Também foi feita a produção de materiais gráficos e audiovisuais, como vídeos, fôlderes, fichas de inscrição, lembranças de conclusão das etapas e lista de chamada, sempre com a mesma identidade visual, buscando a unidade. Tudo foi comercializado no Centro de Pastoral e disponibilizado no site do IVC.

Parte da Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã no último sábado. Foto: divulgação

Fabiano ressalta a interação entre os catequistas e a comissão arquidiocesana. De acordo com o secretário, por e-mail, telefone e WhatsApp os catequistas pediram ajuda com encontros e dinâmicas, debateram sobre calendário e deram muitas sugestões para aprimorar o projeto. “O novo texto-base, entregue nas formações deste mês, já foi elaborado com base nessa interação”, afirma.

A grande meta de todo o trabalho quem vem sendo desenvolvido desde 2015 na Arquidiocese de Porto Alegre é colocar o catequizando diante de Jesus, para que possa ter um encontro pessoal com Ele. “Em duas oportunidades o Papa Bento XVI fala que a opção pelo Cristianismo não nasce do recebimento de uma doutrina, mas de um encontro pessoal com Jesus Cristo. A partir de então a pessoa se torna discípula, membro da Igreja e missionária. Nas palavras do Papa Francisco, ela passa a viver sob a ‘alegria do Evangelho’, ou seja, tem um brilho diferente”, observa Fabiano.

#IVC #IniciaçãoàVidaCristã #catequese #ArquidiocesedePortoAlegre