Ecônomos das dioceses do RS participam de encontro em Porto Alegre

Na tarde da última segunda-feira, dia 5, os padres ecônomos, alguns contadores, arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional Sul 3 da CNBB participaram de encontro em Porto Alegre. Trataram sobre assuntos relacionados ao bom andamento administrativo, consórcio partilhado, sistema pastoral e adequações com a legislação civil.

Encontro ocorreu em Porto Alegre nesta semana. Foto: Judinei Vanzetto

O grupo dos ecônomos decidiu marcar duas reuniões no calendário de 2017 na finalidade de crescer no processo da pauta conjunta de temas afins. Além disso, escolheu dois nomes para coordenar o grupo: padre Rodrigo Nielsen, da Diocese de Novo Hamburgo, e o contador leigo Antônio Carlos Souza, da Arquidiocese de Passo Fundo. Os dois terão a tarefa de convocar e conduzir as reuniões. “É mais um desafio, mas vamos fazer juntos”, frisou padre Rodrigo.

A Igreja busca transparência em suas finanças e também um sistema próprio para melhorar o controle de seus dados e facilitar na sua documentação. Para as próximas reuniões, sugeriu Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional, organizar um livro-ata para acompanhar o progresso dos temas tratados. “As ideias e as inquietudes são tantas e não podemos dar passos falsos nessas questões”, disse Dom Jaime.

Texto: Judinei Vanzetto

#ecônomo #diocese #arquidiocese #ConferênciaNacionaldosBisposdoBrasil #CNBBSul3 #CNBB #RegionalSul3