Bispos do Rio Grande do Sul definem novos referenciais em assembleia

A assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER), que reuniu os bispos das 18 dioceses do Estado do Rio Grande do Sul, ocorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro na casa Tiberíades, em Cidreira. O encontro, que contou com a coordenação de Dom Jaime Spengler, presidente do Regional Sul 3 e arcebispo metropolitano de Porto Alegre, foi momento forte de convivência e fraternidade para os bispos do Estado. A dinâmica se fez com momentos celebrativos, partilha da caminhada de cada diocese e também das diversas comissões pastorais.

Assembleia ocorreu em Cidreira. Foto: Divulgação

Os bispos eméritos são convidados a participar. Estavam presentes Dom Girônimo Zanandrea, bispo emérito de Erexim, e Dom José Mário, bispo emérito de Rio Grande. Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, marcou presença no último dia do encontro. Pe. Flávio Bordão Soares representou a Diocese de Uruguaiana, que encontra-se vacante, ou seja, sem bispo. Pe. Flávio é o administrador diocesano.

Durante a assembleia foram redefinidos os bispos referenciais de cada dimensão ou pastoral. Dom Leomar Brustolin foi indicado para acompanhar a Pastoral da Comunicação. Dom Leomar já é o referencial da Comissão de Cultura, Educação Ensino Religioso e Universidades e também da Comissão para a Doutrina da Fé.

Na Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como bispo referencial Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, foi indicado para acompanhar as Pastorais da Saúde, da Sobriedade e DST/AIDS. Também dentro das Pastorais Sociais, Dom Liro Meurer, bispo de Santo Ângelo, irá acompanhar a Pastoral da Criança.

A próxima assembleia de final de ano acontecerá na Diocese de Caxias do Sul.

Texto: Pe. César Leandro Padilha

#bispos #ConferênciaNacionaldosBisposdoBrasil #CNBBSul3 #CNBB #diocese #arquidiocese #DomJaimeSpengler