Crianças da catequese visitam famílias com projeto Pequenos Reis Magos

“Guiados pela estrela, levamos vida plena às crianças que hoje nasce”, esse é o lema do projeto Pequenos Reis Magos, realizado pela Pastoral da Criança Internacional. A campanha, que iniciou na Alemanha, consiste em crianças da catequese se vestirem de Reis Magos e visitarem as casas da vizinhança.

Crianças da paróquia Imaculado Coração de Maria, de Esteio, visitando famílias. Foto: divulgação

Nas visitas as crianças anunciam o nascimento do menino Jesus. A esse anúncio se acrescentam poesias, pequenos cantos, mensagens e ainda abençoam a casa com uma oração. Na porta é colocada a inscrição 20 * C + M +B * 16, que significa Chirtus Mansionem Benedicat (Cristo abençoe este lar ano de 2016). Ao fim, são pedidas doações, armazenadas em cofrinhos, e que serão destinadas a crianças de Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo.

Na Arquidiocese de Porto Alegre, como projeto piloto, seis paróquias se cadastraram para desenvolver a campanha: Imaculado Coração de Maria (Esteio), Santo Inácio de Loyola (Esteio), Nossa Senhora das Graças (Gravataí), Santa Bárbara (Arroio dos Ratos), Nossa Senhora do Livramento (Guaíba) e Santa Rita (Guaíba).

Saiba mais sobre o projeto

E se um grupo de crianças vestidas de Reis Magos batesse em sua porta, trazendo mensagens de paz e de comprometimento com crianças do mundo inteiro? Na Alemanha, esta cena é uma tradição que teve início há mais de 160 anos. Em meados de 1843, Auguste von Sartorius, menina nascida em uma família rica de Aachen, ficou sensibilizada com as notícias sobre crianças carentes e em perigo de vida na China e na África. Quando tinha de 13 para 14 anos, decidiu arrecadar dinheiro com os amigos e parentes para resolver a situação das crianças no mundo.

Desde 1959, essa prática foi retomada como uma ação de solidariedade que acontece até hoje. Organizado pela Kindermissionswerk, o projeto beneficia diversos países e desperta, nas próprias crianças, uma atitude missionária.

Próximo ao dia 6 de janeiro, cerca de 500 mil crianças alemãs, entre 8 e 13 anos, de 12.500 paróquias, saem pelas ruas como os Cantores da Estrela. Vestidas como Reis Magos, elas levam à frente uma estrela e marcam nas casas por onde passam a sigla “C+M+B”, em latim: “Christus Mansionem Benedicat”, que em português significa: "Cristo abençoe este lar". Após cantarem e abençoarem as residências, arrecadam dinheiro para as crianças e jovens vulneráveis do mundo.

As crianças alemãs já ajudam a Pastoral da Criança Internacional (PCI), contribuindo para atividades nas Filipinas, na Guatemala e no Panamá.

A campanha Pequenos Reis Magos do Brasil tem como objetivo angariar recursos para as crianças em situação de vulnerabilidade de países subdesenvolvidos e conscientizar as crianças brasileiras sobre a realidade de outros países, além de despertar a solidariedade e o espírito missionário.

Texto sobre o projeto: www.pci.org.br/pequenosreismagos

#catequese #crianças #reismagos #ArquidiocesedePortoAlegre