Frei Luiz Turra é o novo vigário episcopal do Vicariato de Porto Alegre

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, nomeou nesta quarta-feira, dia 14, o Frei Luiz Sebastião Turra, OFMcap como novo vigário episcopal do Vicariato de Porto Alegre. Frei Turra substituirá o padre Cirineu Furlanetto, que há três anos exercia a função.

Frei Turra tem mais de mil composições, 17 CDs e três livros. Foto: Nelson S. Pereira

Nascido em Passo Fundo em 1945, Frei Turra ingressou no seminário aos 11 anos. Tornou-se frei capuchinho em 1965 e presbítero em 1971, após estudar Filosofia em Ijuí e Teologia em Porto Alegre. Após a ordenação serviu como vigário, pároco e mestre de noviços em Marau até 1984. Foi conselheiro provincial responsável pelo setor da formação por dois triênios, provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e República Dominicana e Haiti por dois triênios, além de desempenhar o serviço de pároco nas paróquias Imaculada Conceição (Caxias do Sul) por oito anos e na Nossa Senhora de Fátima (Santa Maria) por um ano.

Frei Turra foi assessor da Música Litúrgica da CNBB por um ano e meio e desde 2007 é pároco da Igreja Santo Antônio do Partenon. Atualmente ainda integra o conselho provincial da Província Sagrado Coração de Jesus. Além das tarefas pastorais e administrativas, o religioso escreve semanalmente no Jornal Correio Rio Grandense e mensalmente na Revista Família Cristã. O frei se destaca também pelo serviço de composição musical para a Liturgia e pastoral. São mais de mil composições e 17 CDs gravados e três livros publicados.

#vigárioepiscopal #arquidiocesedePortoAlegre #VicariatodePortoAlegre #nomeação