40ª Romaria da Terra ocorre no dia 28 de fevereiro em Pontão


No próximo dia 28 será realizada a 40ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. O encontro será na Fazenda Annoni, primeira ocupação brasileira de famílias organizadas dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), localizada no km 174 da RS-324, em Pontão, Arquidiocese de Passo Fundo. Neste ano, o tema é “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas”. O evento tem como lema “Terra de Deus, terra de irmãos”.

A Romaria, que ocorre sempre na terça-feira de Carnaval por ocasião do aniversário de morte de Sepé Tiaraju, vem sendo preparada desde maio por um grupo formado por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Arquidiocese de Passo Fundo e do MST. Em reuniões ampliadas ocorrem debates sobre a atual situação agrária do país.

Na programação, que começa às 7h com a acolhida, estão previstos momentos de debates, integração e espiritualidade, sempre em sintonia com questões ligadas à terra e valorizando, especialmente, os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar. A caminhada inicia às 9h e será seguida de celebração e almoço partilhado. A mística de envio dos romeiros será às 15h30min.

Desde 2005 faz parte da Romaria o Acampamento da Juventude, que reúne jovens de todo o Rio Grande do Sul e de várias regiões do país. O encontro surgiu por iniciativa da juventude e quer ser um espaço sócio-político-formador. O acampamento será nos dias 26 e 27 na área 1 da fazenda e vai refletir o tema “Juventude construindo projeto popular” e o lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome”, fazendo memória a Roseli Nunes, militante da luta pela terra morta em um protesto em 1987.

#RomariadaTerra #ArquidiocesedePassoFundo

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre