Eldorado do Sul celebra Nossa Senhora de Lourdes

Dezenas de pessoas participaram da procissão de Nossa Senhora de Lourdes no último sábado, dia 11, em Eldorado do Sul. De pés descalços e olhos fechados, os fiéis carregavam velas em punho, orando e cantando. Às 5h a comunidade já caminhava pelas ruas: saiu da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, em direção à igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Picada Norte, em Eldorado do Sul. No total foram cinco quilômetros de procissão.

Procissão ocorre na madrugada há 34 anos. Foto: Pascom Eldorado do Sul

Ao chegar na igreja dedicada à padroeira dos enfermos a imagem foi recebida com festa, salva de palmas e gritos de viva e colocada ao lado do altar. Após a missa, foi realizado o tradicional café solidário.

A procissão de madrugada ocorre há 34 anos, conforme acontece também na cidade de Lourdes, na França. No decorrer dos anos, o cortejo em honra a Nossa Senhora de Lourdes passou de geração para geração. É o caso da Giovana Machado, que participa desde a primeira caminhada, quando ela estava na barriga da mãe. “Minha mãe sempre me incentivou a caminhar com ela, até o ano que veio a falecer. Hoje minha filha de 11 anos caminha comigo”, conta.

Texto: com informações de Nelson Goulart

#NossaSenhoradeLourdes #EldoradodoSul #procissão