Bispos realizam visitas às paróquias da Arquidiocese

A melhor maneira de se conhecer uma comunidade é estando com ela. Pensando assim, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e os três bispos auxiliares, Dom Adilson Pedro Busin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Leomar Antônio Brustolin, iniciaram neste mês de março as visitas pastorais às paróquias da Arquidiocese. “Elas são para nós uma oportunidade para criar laços, estabelecer contatos, promover a participação na vida comunitária eclesial”, explica Dom Jaime.

Dom Jaime Spengler durante visita a Barra do Ribeiro. Foto: divulgação

As paróquias do Vicariato de Guaíba já estão recebendo os bispos. Nos dias 10 a 12 Dom Jaime esteve em General Câmara; Dom Donizeti em São Jerônimo; e Dom Adilson em Charqueadas. No fim de semana seguinte, de 17 a 19, foi a vez de Barra do Ribeiro acolher Dom Jaime, enquanto três paróquias de Guaíba receberam os bispos auxiliares. O projeto tem continuidade neste fim de semana (veja o cronograma completo abaixo).

Nos dias em que está na paróquia, o bispo conhece mais sobre o dia a dia de trabalho e participa de reuniões dos conselhos de Pastoral e Econômico, com os ministros da Eucaristia e Esperança e projeto da Iniciação à Vida Cristã. Procura estar presente nas celebrações nas comunidades, visita hospitais e pessoas doentes e se encontra com autoridades civis locais.

Muitos fiéis têm comentado e agradecido a presença dos bispos junto às paróquias, conta Dom Adilson. “É importante para a comunidade sentir que o pastor está perto. Para nós, é uma alegria muito grande, voltamos revigorados”, afirma. Também é uma oportunidade de conhecer a realidade da Arquidiocese, para melhor servi-la, animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. “Além de ver as coisas boas que se faz em nossas comunidades, nos confrontamos com as necessidades e os desafios do Povo de Deus”, observa Dom Adilson.

Cronograma das visitas pastorais

31 de março a 2 de abril

- Nossa Senhora de Fátima (Guaíba)

- Nossa Senhora Medianeira (Eldorado do Sul)