Jornada Estadual de Catequese reúne cerca de 6 mil participantes em Caxias

Com o tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!”, e o lema “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração (Dt 30,11-14)", a Diocese de Caxias do Sul foi sede da 2ª Jornada Estadual de Catequese. Os pavilhões do parque de eventos da Festa da Uva reuniram mais de 6 mil catequistas de todo o Estado.

Encontro reuniu cerca de 6 mil catequistas de todo o Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução Facebook da Diocese de Caxias do Sul

As atividades iniciaram às 9h, com acolhida e animação, conduzida pelo padre Ezequiel Dall Pozzo. O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, acolheu os participantes e passou a palavra para o arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Jaime Spengler, que recordou que o tema da Iniciação Cristã foi debatido na Assembleia Geral dos Bispos, na última semana. Logo após, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida, lembrando os 300 anos de sua aparição.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Durante a manhã, foram celebrados os ritos do sinal da cruz, entrega da Bíblia, entrega da luz e renovação das promessas batismais.

A Jornada também proporcionou três momentos de catequese sobre os tema "Querigma", assessorado pelo bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Leomar Brustolin; "Mistagogia", com a irmã Maria Aparecida; e "Missão", conduzido pelo bispo diocesano de Osório, Dom Jaime Kohl.

Ao meio-dia o almoço foi partilhado entre os participantes. Logo após, ocorreu um show do padre Ezequiel Dall Pozzo e sua banda.

As atividades foram concluídas com a celebração eucarística, presidida pelo bispo da Diocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, referencial da Pastoral Catequética no Regional Sul 3 da CNBB, com a bênção de envio e a entrega de uma cruz para cada diocese.

#catequese #JornadaEstadualdeCatequese #IniciaçãoàVidaCristã #CaxiasdoSul #DomJaimeSpengler #DomLeomarBrustolin