Padre Fabiano Schwanck Colares é ordenado em Sapucaia do Sul

Foi difícil segurar as lágrimas. Esta sexta-feira, 2 de junho, foi a noite tão esperada pelo agora padre Fabiano Schwanck Colares. E com ele, parentes, amigos e família presbiteral se emocionaram. Na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Sapucaia do Sul, todos os lugares estavam ocupados. Comunidades da Arquidiocese de Porto Alegre e também de outros lugares por onde Fabiano passou durante a formação vocacional se fizeram presentes para vê-lo receber o segundo grau do sacramento da Ordem pelas mãos do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Padre Fabiano: "Nunca me arrependi de confiar em Jesus". Foto: Amanda Fetzner Efrom

Quando o candidato ao presbitério se apresentou, o pároco anfitrião destacou a inteligência, a sabedoria e a piedade de Fabiano. Pe. Adilson Kuntzler batizou, deu a primeira absolvição e Eucaristia, orientou e inspirou o neo-sacerdote ao ministério ordenado. Tamanho carinho e cumplicidade se resumiu em um abraço emocionado, diante das palmas da assembleia, já no fim da celebração.

--> VEJA MAIS FOTOS AQUI

Antes disso, Dom Jaime destacou o chão fértil da paróquia, que em 37 anos entregou três sacerdotes à Arquidiocese. O arcebispo enfatizou que ninguém escolhe ser presbítero, mas é escolhido. E que o amor por Jesus não é um sentimento vago, “não pode ser um sentimento vago. É um comportamento, um modo de viver que faz a vida do outro mais bela, mais leve, mais divina”.

Aos cerca de 50 ministros ordenados presentes, Dom Jaime recordou que amar Cristo significa colocar a vida a serviço em qualquer situação, mesmo quando a cruz parece pesada demais, quando nada faz sentido. “A cruz é real e o amor exige isso”, afirmou, ressaltando que os presbíteros devem cuidar e rezar uns pelos outros. “Amai-vos uns aos outros”, repetiu, em referência ao Evangelho proclamado na celebração.

--> Outros cinco diáconos serão ordenados em junho e agosto. Confira as datas

Após o rito de ordenação e de receber o cumprimento e a acolhida dos colegas sacerdotes, Fabiano contou que decidiu ser padre porque se sentiu profundamente amado e atraído por Jesus. “Ele ressignificou minha vida, e meu único desejo era estar perto dele e ser como ele”, disse, lembrando de como a vocação foi despertada ali, ao redor daquele altar, quando ainda era um adolescente.

Ao longo dos 13 anos de preparação ao presbitério, o neo-sacerdote afirmou recordar sempre da promessa de Jesus, que diz para que não tenhamos medo. “Nunca me arrependi de confiar em Jesus. Vale a pena irmos até fim”, garantiu, emocionado. Pe. Fabiano ainda agradeceu a todos que, de alguma forma, o ajudaram a trilhar o caminho até a ordenação, do Rio Grande do Sul e de outros Estados, como Paraná, Minhas Gerais e Ceará, que se fizeram presentes na celebração.

A primeira missa do Pe. Fabiano será neste domingo, 4 de junho, às 10h, também na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sapucaia do Sul.

VÍDEO: conheça um pouco mais sobre o diácono Fabiano

#ordenaçãopresbiteral #ordenação #FabianoSchwanckColares #ParóquiaNossaSenhoradaConceição #SapucaiadoSul #ArquidiocesedePortoAlegre #DomJaimeSpengler