Pe. Gustavo Alves Batista é ordenado em Porto Alegre


Como um pai que acolhe e aconselha, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, pediu uma cadeira e sentou-se à frente do diácono Gustavo Alves Batista. Olhos nos olhos, disse que a exigente e desafiadora perseverança no caminho que o jovem de 27 anos estava abraçando pressupõe tempos de silêncio, meditação, oração, encontro com o Senhor e com os irmãos de caminhada. “Filho, não podemos colocar a nossa esperança em nós mesmos. Também não podemos pretender ter forças suficientes para superar as intempéries da vida. Por isso, urge sempre e de novo escutar Jesus: ‘Eu vos amei. Permanecei no meu amor’”, afirmou o arcebispo, fazendo memória ao Evangelho recém-proclamado.

Pe. Gustavo Alves Batista foi ordenado nesta sexta-feira, dia 9 de junho. Foto: Amanda Fetzner Efrom

A celebração eucarística na qual Gustavo foi ordenado presbítero reuniu cerca de 40 padres, além de diáconos, religiosos(as) e leigos, e foi realizada na última sexta-feira, dia 9 de junho, na paróquia de origem do neo-sacerdote, Nossa Senhora da Salette, na Zona Norte da Capital. “Agradecemos o Senhor da messe pelo dom da vocação do diácono Gustavo. Agradecemos a resposta dada à convocação, qual expressão de um se saber amado, escolhido, ungido, hoje consagrado e enviado ao mundo, onde a Igreja solicitar para anunciar o amor”, afirmou Dom Jaime.

--> Arquidiocese de Porto Alegre prepara ordenação de seis novos presbíteros: veja quem são e as datas de ordenação

Após o rito por meio do qual recebeu o segundo grau do sacramento da Ordem, Pe. Gustavo agradeceu a oportunidade do encontro pessoal com Jesus, ainda no início da adolescência, e a todos que estiveram com ele ao longo dos anos de discernimento e amadurecimento vocacional. Com carinho especial, lembrou da família e da comunidade Nossa Senhora da Salette, onde sempre foi incentivado e encorajado a responder ao chamado que Deus lhe fazia.

--> VEJA MAIS FOTOS DA ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE GUSTAVO ALVES BATISTA

O neo-sacerdote também recordou as paróquias por onde passou, formadores, amigos, padres e seminaristas. “Esta vocação e este ministério não são meus. Fui ordenado para estar a serviço de Jesus na Igreja em favor do povo que me for confiado. E assim quero viver junto a este clero, colaborando com nosso arcebispo para gerar muitos frutos para a Arquidiocese, com a Arquidiocese e na Arquidiocese de Porto Alegre”, destacou, antes de pedir que orações por ele e pelos colegas ministros ordenados.

A primeira missa solene do Pe. Gustavo será neste domingo, dia 11, às 10h, também na paróquia Nossa Senhora da Salette (Rua Cecy Cordeiro Tofehrn, 844 – Sarandi – Porto Alegre).

--> Padre Fabiano Schwanck Colares é ordenado em Sapucaia do Sul

--> Conheça mais sobre o Pe. Fabiano Schwanck Colares

#ordenaçãopresbiteral #ordenação #DomJaimeSpengler #GustavoAlvesBatista #ParóquiaNossaSenhoradaSalette

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre