Edivelton Flores Pinto será ordenado presbítero nesta sexta-feira, dia 23

“Ser canal da graça em meio a este mundo que pouco acredita em alguma coisa”, foi o que respondeu o diácono Edivelton Flores Pinto quando questionado sobre o que faz os olhos brilharem quando pensa na vida como padre. Ele, ao lado do diácono Tiago Ávila Camargo, será ordenado presbítero nesta sexta-feira, dia 23 de junho. Os dois candidatos ao sacerdócio são da paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Eldorado do Sul. Como a igreja não deve comportar o número de pessoas que participarão da celebração, ela ocorrerá no ginásio da Escola David Riegel Neto e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Edivelton tem 34 anos e é da paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Eldorado do Sul. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Edivelton tem 34 anos e ingressou no Seminário Menor São José, em Gravataí, já quase com 25 anos. Filho mais novo de três irmãos, foi batizado aos sete anos e após os sacramentos da Eucaristia e Crisma, foi inserido pelo padre na comunidade. Por oito anos e meio participou do caminho neocatecumenal e também foi catequista.

--> Arquidiocese de Porto Alegre prepara ordenação de seis novos presbíteros: veja quem são e as datas de ordenação

Aos 20 anos recebeu o convite para acompanhar os encontros vocacionais e, posteriormente, iniciar os estudos no seminário. Já empregado e fazendo curso técnico em Recursos Humanos, a vida de ministro ordenado não estava nos planos de Edivelton. E também não foi com essa intenção que, pouco tempo depois, procurou o hoje bispo de Criciúma, Dom Jacinto Flach, em busca de uma direção espiritual, que sempre foi algo importante na vida do diácono.

Segundo Edivelton, Dom Jacinto lhe dizia que estava fugindo de Deus, fazendo de tudo para não responder ao chamado de Deus, que o queria padre. O diácono seguiu fazendo acompanhamento vocacional até que decidiu, então, iniciar o discernimento no seminário. Por ser mais velho, já com uma bagagem profissional e independência financeira, o diácono conta que foi necessária uma adaptação à vida de seminarista. “Foi muito interessante esta experiência da obediência e até do desapego”, afirma. “Levei muito a sério o período de seminário, com as minhas dificuldades, que todos têm, mas foi quando começou a se confirmar o chamado de Deus”, destaca.

--> Pe. Gustavo Alves Batista é ordenado em Porto Alegre

--> Conheça mais sobre o Pe. Gustavo Alves Batista

Nascido em Porto Alegre, Edivelton morou em outras cidades da região, sobretudo após o falecimento do pai, mas a família se estabeleceu mesmo em Eldorado do Sul. Por meio do testemunho dele e, sobretudo, com a graça de Deus, como gosta de enfatizar, a família foi se engajando na comunidade de fé. “Eles sempre apoiaram muito e estão muito felizes pela minha vocação”, revela o diácono, que tem seis sobrinhos.

VÍDEO: conheça mais sobre o diácono Edivelton Flores Pinto

Como presbítero, Edivelton quer ser sinal da presença de Deus para as pessoas, não apenas presidindo os sacramentos, mas no contato com o povo, indo ao encontro dele. Ele acredita que o principal desafio de um padre é trabalhar a dimensão comunitária, formar espírito de comunidade, onde um olha para o outro como irmão, amando e aceitando as diferenças.

--> Padre Fabiano Schwanck Colares é ordenado em Sapucaia do Sul

--> Conheça mais sobre o Pe. Fabiano Schwanck Colares

Durante a caminhada como seminarista, Edivelton realizou trabalhos pastorais das paróquias Nossa Senhora do Livramento (Guaíba), Nossa Senhora do Carmo (Tapes), Imaculada Conceição (Canoas), Nossa Senhora Auxiliadora (Porto Alegre) e Santa Ana (Gravataí). Como diácono, serve na comunidade Santa Rita (Nova Santa Rita).

Ordenação presbiteral

Dia: 23 de junho (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Ginásio da Escola David Riegel Neto (Av. Emancipação, 100 – Centro – Eldorado do Sul)