Padre Fausto Gabriel Souza Rodrigues é ordenado em Canoas

A assembleia inteira aplaudiu com ânimo e vigor quando o jovem de 28 anos caminhou até o microfone para, como ele mesmo disse, dar as primeiras palavras como padre Fausto. Com o sorriso que foi constante ao longo de toda celebração, o recém-ordenado presbítero Fausto Gabriel Souza Rodrigues agradeceu primeiramente a Deus por lhe confiar tão grande responsabilidade e tão grande graça: a de ser sacerdote.

Padre Fausto Gabriel foi ordenado nesta sexta-feira à noite na paróquia Santa Luzia, de Canoas. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Na noite desta sexta-feira, dia 30 de junho, ele foi ordenado presbítero pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na presença de centenas de fiéis – colegas padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as), amigos e familiares. A missa foi realizada na paróquia Santa Luzia, em Canoas, onde neste domingo, 2 de julho, Pe. Fausto presidirá a primeira missa solene, às 10h.

--> Arquidiocese de Porto Alegre prepara ordenação de seis novos presbíteros: veja quem são e as datas de ordenação

Na homilia, que precedeu o rito de ordenação, Dom Jaime destacou o grave e sério momento atual do Brasil, que afeta a política, a economia, as famílias e, inclusive, a vida eclesial. “Não vivemos somente em um mundo em rápida mudança, mas em metamorfose. Como responder aos desafios de hoje? Onde vamos parar? O que vamos fazer? O que está acontecendo conosco?”, questionou.

Nesse contexto, e recordando o Evangelho proclamado, o arcebispo enfatizou que todos são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, como discípulos de Jesus. “Em outras palavras, devemos ter o mesmo sabor de Cristo”, destacou. Dom Jaime observou que os padres devem ser famintos de Deus e, nesse mundo em metamorfose, não podem perder o foco, que é Jesus e o Reino.

--> VEJA MAIS FOTOS DA ORDENAÇÃO DO PE. FAUSTO GABRIEL

Dirigindo a fala e o olhar ao novo sacerdote do clero da Arquidiocese, o arcebispo reconheceu que os desafios e as necessidades são grandes, mas assegurou que a família presbiteral e a comunidade de fé rezarão por ele e com ele. “Esteja com o coração sempre pronto para pôr-se a caminho. Nada te faltará. O povo de Deus cuida muito bem de seus ministros”, garantiu.

--> Padres Edivelton Pinto e Tiago Camargo são ordenados em Eldorado do Sul

--> Conheça mais sobre o Pe. Edivelton Flores Pinto

--> Conheça mais sobre o Pe. Tiago Ávila Camargo

Em sua fala, Pe. Fausto destacou três verbos que fazem parte da vida de todo discípulo de Jesus Cristo e que também marcaram sua trajetória vocacional: entregar, esperar e agir. Agradeceu àqueles que fizeram parte de cada etapa de formação e discernimento, como família, formadores, padres e comunidades por onde passou – ressaltou o zelo e a preparação da paróquia Santa Luzia para que tudo o que estava sendo realizado fosse possível. Por fim, um pedido: “conto e necessito das orações de cada um aqui presente para poder exercer meu ministério presbiteral com amor e fidelidade”.

--> Pe. Gustavo Alves Batista é ordenado em Porto Alegre

--> Conheça mais sobre o Pe. Gustavo Alves Batista