Dom Adilson Busin inicia visita missionária em Moçambique

Em Moçambique desde a última terça-feira, 11, Dom Adilson Pedro Busin chegou em Moma acolhido pelas palmas que cantavam as boas vindas e os sorrisos que expressavam a alegria pela chegada da visita tão esperada. O bispo auxiliar de Porto Alegre, que estará em Moçambique até o dia 20 de julho, já provou nestes dois dias a alegria e a hospitalidade do povo moçambicano.

Dom Adilson na Biblioteca Comunitária Watana. Foto: divulgação

Na programação da visita à equipe missionária estão celebrações nas paróquias de Larde e Micane e no campo de refugiados de Maratane, em Nampula. Além disso, Dom Adilson conheceu durante a quinta-feira os projetos sociais desenvolvidos pelos missionários na Vila de Moma. No local, a equipe acompanha uma associação de fotocopiadoras, uma biblioteca comunitária e um projeto de alfabetização e reforço escolar para crianças.

--> VÍDEO: Dom Adilson Busin é acolhido em Moçambique

Criada como uma alternativa de autonomia econômica, a Associação de Fotocopiadoras conta com três unidades e oferece serviços de qualidade e preço justo às comunidades de Moma e Micane. Além disso, os empreendimentos disponibilizam materiais escolares, buscando sempre um preço justo e não visando o lucro, mas o acesso das pessoas a esses utensílios.

Outra iniciativa desenvolvida no local, a Biblioteca Comunitária Watana é um espaço de acolhida e estudo para os jovens da vila, já que disponibiliza livros didáticos e um ambiente para estudo de segunda a sábado. Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 1400 alunos e professores cadastrados.

Murima Wa Mwana (coração de criança) é o terceiro projeto acompanhado pela equipe missionária em Moma. A ação tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças que ainda não frequentam a escola e oferecer reforço escolar para 40 crianças e adolescentes regularmente matriculados.

--> VEJA MAIS FOTOS DA VISITA DE DOM ADILSON BUSIN NO FACEBOOK DA MISSÃO DO RS EM MOÇAMBIQUE

Além dessas iniciativas, a quinta-feira também foi oportunidade para Dom Adilson conhecer o Lar Vocacional de Moma. A casa conta com 8 meninos das paróquias de Larde e Micane que são acompanhados pela equipe missionária no discernimento vocacional para o sacerdócio.

Para a equipe missionária, a visita do bispo assinala a sintonia e a preocupação do Regional Sul 3 com o projeto em Moma e garante o necessário acompanhamento do Rio Grande do Sul ao projeto que já existe há 24 anos na Arquidiocese de Nampula. Além disso, a presença de Dom Adilson também é motivo de grande animação para as duas paróquias, que se preparam para acolhê-lo nos próximos dias.

* Jornalista e missionária em Moma, Moçambique

#IgrejaSolidária #Moçambique #ArquidiocesedeNampula #missionários #DomAdilsonPedroBusin