Arquidiocese de Porto Alegre reúne catequistas para formação teológica

A Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (Ciavic) promoveu, nos dias 8 e 15 de julho, formação com os catequistas das diversas etapas. De acordo com o secretário-executivo do projeto, Pe. Fabiano Schwanck Colares, a proposta das atividades foi proporcionar uma capacitação teológica, de conteúdo. Catequistas de toda a Arquidiocese de Porto Alegre foram convidados para os encontros, que ocorreram no Instituto São Francisco, na Capital.

Grande número de catequistas participaram dos encontros no Instituto São Francisco. Foto: Amanda Fetzner Efrom

No dia 8 pela manhã os catequistas de Batismo estudaram sobre a teologia do Batismo, a partir da tríade Crer, Celebrar, Viver. Os encontros tiveram momentos vivenciais, com leitura bíblica, refrões meditativos e símbolos (como a luz - centenas de velas foram acessas no Círio Pascal; como a água que foi aspergida sobre os catequistas; e a Palavra, que foi entregue em marcador de página). Após a atividade inicial ocorreram as catequeses, ministradas pelos integrantes da Ciavic. Os catequistas receberam uma síntese do tema trabalhado através de um livreto.

Já as etapas de Adultos, Eucaristia e Crisma tiveram a oportunidade de se aprofundar no tema básico dá fé cristã: o Creio. Os artigos foram explicados, sempre com proposta de aplicar o Creio às diferentes etapas de catequese. Também aos catequistas foi fornecida uma síntese do tema trabalhado.

No encontro do dia 15, padres foram convidados a dar a bênção final aos catequistas. Foto: Lélia Ferreira

“Se nos dois primeiros anos do projeto, 2015 e 2016, foi necessária uma série de encontros mais instrutivos e operacionais para alinharmos toda a catequese numa linha de Iniciação à Vida Cristã, de acordo com aquilo que a Igreja já vinha pedindo e agora está oficializado para todo o Brasil através do Documento 107 da CNBB”, afirma Pe. Fabiano, explicando que as formações de julho tiveram o objetivo de oferecer uma reflexão de cunho teológico para capacitar os catequistas.

Tentando atingir um número maior de catequistas, a comissão arquidiocese disponibilizará no site da IVC tanto as palestras dadas que foram filmadas, como os slides que foram utilizados. Os livretos em formato PDF também poderão ser baixados e usados nas paróquias.

“Percebemos um crescimento qualitativo no nível de reflexão de nossos catequistas, através das perguntas realizadas, e isso nos alegra porque uma vez que o projeto se tornou uma realidade que mudou a mentalidade e o método de nossa ação catequética”, observa Pe. Fabiano. “Agora é hora de realmente fortalecermos ainda mais os nossos catequistas para que possam ajudar na busca de respostas para as indagações existenciais do nosso tempo presente”, complementa.

* Jornalista - assessora de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre

#IVC #IniciaçãoàVidaCristã #formação #catequista #PeFabianoSchwanckColares