Subsecretários regionais da CNBB se reúnem em encontro no Rio de Janeiro

Até sexta-feira (21), subsecretários dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participam do encontro anual, na sede do Regional Leste 1, no Rio de Janeiro. Os trabalhos são coordenados pelo subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, Padre Deusmar Jesus.

Pe. César Leandro Padilha, o Regional Sul 3, participa do encontro. Foto: Gustavo de Oliveira

A reunião tem como finalidade conhecer a realidade local de cada regional, partilhar experiências, reuniões de trabalho com a Secretaria Geral da CNBB e um momento de convivência. O Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Cardeal Orani Tempesta, celebrou a missa de abertura do encontro.

“Ao ter o contato com os coordenadores de pastorais das dioceses que compõe o Regional Leste 1, os subsecretários terão a oportunidade de conhecer a realidade tão contraditória do nosso Estado. É uma oportunidade de formação, de conhecimento e de crescimento. Para nós é uma alegria receber todos os subsecretários da CNBB aqui em nosso regional”, disse Dom Orani.

Antes de cada subsecretário regional apresentar um pouco da realidade da sua região, o vice-presidente do regional Leste 1 e arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco, fez um panorama da vida pastoral da Igreja no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, coordenadores de pastorais das dioceses fluminenses apresentaram as realidades locais, tanto no âmbito pastoral-missionário, como no âmbito social.

Entre as diversas atividades está prevista uma visita à Cracolândia junto aos religiosos da Toca de Assis na tarde desta quarta-feira (19) e uma visita à Ilha Grande, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

O encontro dos subsecretários regionais acontece duas vezes por ano, sendo o primeiro numa região ou diocese do país no mês de julho e o segundo em Brasília (DF) no mês do novembro.

#subsecretários #CNBB #CNBBSul3 #RegionalSul3