Daniel José Alves da Silva é ordenado presbítero em Canoas

“Fui chamado por Deus para ser ministro do Seu amor.” Assim o já padre Daniel José Alves da Silva, 32 anos, resumiu a missão que tinha acabado de abraçar. Pelo tapete vermelho estendido ao longo do corredor principal da paróquia Santo Antônio, em Canoas, ele entrou de braço dado com a mãe e o padrasto, ao lado ainda da irmã. Caminharam juntos até o primeiro banco, de onde participaram da celebração eucarística na qual Daniel recebeu o segundo grau do sacramento da Ordem e foi enviado como presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre.

Daniel recebeu o segundo grau da Ordem nesta sexta-feira, aos 32 anos. Foto: Amanda Fetzner Efrom

A missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, contou com a presença de centenas de fiéis das comunidades por onde Daniel passou durante sua caminhada vocacional, dezenas de padres, além de diáconos e seminaristas. Também concelebrou Dom Heinrich Timmerevers, bispo de Dresden (Alemanha), que está visitando a Arquidiocese e foi saudado pelo padre anfitrião, Blásio Guido Jacoby, em alemão.

Daniel foi ordenado no mês vocacional, especialmente no dia em que os católicos lembram São João Maria Vianney, o padroeiro dos párocos. Por isso, de modo especial Dom Jaime reforçou a leitura do Evangelho, que dizia: “Suplicai, pois, ao Senhor da messe para que envie operários à sua messe”. “A liturgia da Palavra sugere a necessidade de cultivar a oração pessoal e comunitária como caminho privilegiado para obter do Pai o dom de vocações”, observou o arcebispo.

Na homilia, Dom Jaime destacou que a Arquidiocese precisa fazer um mutirão, uma corrente de oração em prol das vocações. “Que tu possas, Daniel, ser um presbítero engajado na fraternidade presbiteral, entusiasmado pela causa do Evangelho do Cristo-Crucificado, aplicado na obra da evangelização, dedicado no cuidado do rebanho – especialmente em favor dos mais fragilizados e pobres –, disposto a ser no mundo um sinal de Cristo Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir e oferecer a sua vida por muitos”, afirmou o bispo ordenante.

A celebração seguiu com a Ladainha de Todos os Santos, a imposição das mãos, a prece de ordenação, a vestição do neossacerdote, a unção com óleo e a entrega do cálice e da patena. O clero, que após impor as mãos se colocou no altar, acolheu Pe. Daniel na família presbiteral com um abraço, seguindo gesto de Dom Jaime.

VEJA MAIS FOTOS DA ORDENAÇÃO DO PE. DANIEL JOSÉ ALVES DA SILVA CLICANDO AQUI

Ao tomar a palavra, o recém-ordenado fez um agradecimento especial a três grandes mães: Santa Mãe Igreja, Santa Maria Mãe de Deus e também aquela por quem Deus lhe trouxe ao mundo, sua mãe. Lembrou ainda dos padres, de todas as comunidades por onde passou e das instituições onde teve sua formação. “Não tenho como agradecer a esta Igreja que me acolheu, me formou e me enviou”, ressaltou. Aos seminaristas, repetiu uma frase que tantas vezes ouviu: “Vale a pena. Força!”, também enfatizando a importância da oração pelas vocações. Por fim, garantiu: “Este padre reza por vocês. Rezem também por mim”.

Após a missa, Pe. Daniel recebeu o abraço dos presentes em uma confraternização no salão paroquial. Neste domingo, dia 6, celebrará a primeira missa solene também na paróquia Santo Antônio, à 10h. Após haverá almoço e música ao vivo.

Conheça um pouco mais sobre o diácono Daniel José Alves da Silva

Primeira missa solene

Dia: 6 de agosto (domingo)

Horário: 10h