Diocese de Osório lançará a 41ª Romaria da Terra do RS nesta terça-feira

A diocese de Osório lançará oficialmente a realização da 41ª Romaria da Terra do RS na próxima terça-feira, 10 de outubro, às 10h30min, em Programa da Rádio Maristela 106.1 FM, marcando os 120 dias para o evento de âmbito regional, que espera receber cerca de 8 mil participantes vindos de todas as dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul e da diocese de Criciúma, diocese da região Sul Catarinense que é convidada para essa edição.

Participarão da entrevista no Revista Maristela com a jornalista Melissa Maciel, o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Pe. Rodrigo Schüler – paróquia a que pertencem os municípios de Morrinhos do Sul e Mampituba – e Jurema Justo, líder do Movimento de Mulheres Camponesas no Litoral Norte gaúcho.

A 41ª Romaria da Terra do RS acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2018 (terça-feira de Carnaval), sendo escolhido como local a comunidade de Rio de Dentro, no município de Mampituba. O lançamento oficial abordará a divulgação da temática escolhida para a edição de 2018, que pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, coloca em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”.

O evento está sendo organizado desde o mês de maio por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III e da Diocese de Osório que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação da mulher na luta por seus direitos, pela igualdade de gênero, por melhores condições de trabalho no campo e na cidade, na garantia do alimento saudável e nas questões agrárias da região e do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço.

Não perca! Acompanhe o lançamento da 41ª Romaria da Terra do RS sintonizando a Rádio Maristela 106.1 FM ou acessando a fanpage no Facebook que terá transmissão ao vivo da entrevista. Também é possível acompanhar em áudio pelo www.radiomaristela.com.br.

* Jornalista - Diocese de Osório

#DiocesedeOsório #RomariadaTerra