Homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes iniciam neste domingo (21)

Há 143 anos, imigrantes açorianos decidiram celebrar sua fé de forma especial em Porto Alegre. Para eles, da mesma forma que os navegadores são conduzidos ao porto pela “Estrela do Mar”, título mariano datado do século VII, os cristãos são guiados à glória do Reino dos Céus por Maria.

Assim nascia a tão querida Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capital gaúcha desde 1875. A data ficou marcada pela licença recebida para a construção da capela em honra à devoção em um terreno doado, onde seria exposta uma imagem da protetora dos mares produzida pelo escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal. Naquele ano, a procissão foi realizada por terra e pelas águas do Guaíba, e a imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário no atual bairro Navegantes, em 1876.

Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre em janeiro de 2010, a procissão deste ano pretende reunir, mais uma vez, mais de 100 mil devotos desde muito cedo no próximo dia 2 de fevereiro.

Confira, abaixo, a programação completa da 143ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com o tema "Através de Maria encontramos Jesus":

21/01, às 18h - Abertura oficial Santa Missa e procissão de traslado para o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Celebrante: Dom Donizeti de Souza, bispo auxiliar de Porto Alegre

22/01, às 20h - Oração do terço

23/01, às 20h - Adoração ao Santíssimo

De 24/01 a 01/02 - Novena (Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário / Centro) Solene com missas sempre às 20h

02/02, às 7h - Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário (Centro) Celebrante: Pe. Gelson Luiz Fraga Ferreira

Às 8h - Procissão de retorno ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes

Às 10h30 - Missa Campal no Largo dos Navegantes Celebrante: Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre

Missas à tarde:

Às 14h - Celebrante: Pe. Luiz Ricardo de Araújo Xavier Às 16h - Celebrante: Pe. Jaime José Caspary Às 18h - Celebrante: Pe. Markus Vinícius Kalil Ferreyro

#procissão #navegantes #nossasenhora #nossasenhoradosnavegantes