Inicia tempo de preparação à Páscoa

Iniciamos nesta quarta-feira (14) o tempo da Quaresma, quando entramos em preparação para a Páscoa, a festa da ressurreição de Cristo. A partir da Quarta de Cinzas, durante o período de 40 dias que antecede a Paixão de Jesus, o cristão é chamado a voltar-se para Deus, de modo especial pelo jejum, pela oração e pela caridade. O Papa Francisco, na mensagem para a Quaresma deste ano (leia na íntegra), observa: “Com a presente mensagem desejo, este ano também, ajudar toda a Igreja a viver, neste tempo de graça, com alegria e verdade; faço-o deixando-me inspirar pela seguinte afirmação de Jesus, que aparece no evangelho de Mateus: ‘A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará’ (24, 12)”.

Também em vista da preparação para a Páscoa, as paróquias disponibilizam o tradicional kit produzido pelo Regional Sul 3 da CNBB, que traz um adorno para a porta no formato do mapa do Rio Grande do Sul e um cofre para donativos às causas sociais da Igreja. “O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil disponibiliza este subsídio para o tempo da Quaresma, a fim de favorecer o encontro de irmãos e irmãs em torno da Palavra do Senhor. Ela nos orienta, sustenta, impulsiona, corrige, anima”, ressalta Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre.

AGENDA TEMPO DE QUARESMA:

O que? Celebração do envio à comunidade

Onde? Na comunidade

Dia: Quarta-Feira de Cinzas ou 1º domingo da Quaresma

1º Encontro: Escolha o caminho da vida!

Onde? Na casa, cada pessoa reza individualmente

2º Encontro: Onde está teu irmão?

Onde? Na casa, com os familiares

3º Encontro: O que estamos construindo?

Onde? Nas casas, no bairro ou no local de trabalho

4º Encontro: Por suas feridas fomos curados

Onde? Na comunidade paroquial

Via-Sacra