Pe. Rafael Fernandes defende tese de doutorado em Roma com louvor

Comissão examinadora: prof. pe. Giovanni Tangorra, Pe. Rafael Fernandes, Prof. Pe. Luigi Michele De Palma (vice-decano da Teologia) e o Prof. pe. Agostino Montan

No dia 14 de fevereiro de 2018, quarta-feira de cinzas, Pe. Rafael Martins Fernandes, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre, defendeu publicamente a sua Dissertação doutoral denominada “A ECLESIOLOGIA DE COMUNHÃO NO DOCUMENTO COMUNIDADE DE COMUNIDADES - Um estudo no contexto das reflexões eclesiológicas da CNBB”. A defesa pública ocorreu na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (Itália), sob a avaliação de Comissão composta por três professores (ver legenda foto). Prestigiaram também o ato acadêmico os padres Leandro Chiarello, Maikel Herold, Carlos Steffen e Manoel Scheimann, coirmãos no presbitério de nossa Arquidiocese, bem como a Equipe de Direção do Colégio Pio Brasileiro e outros padres brasileiros que estudam em Roma.

A Defesa Pública da Dissertação de Doutorado é um ato acadêmico com duração de aproximadamente uma hora. É preciso ter consciência que nesta hora o estudante de doutorado apresenta os resultados de uma longa e exigente pesquisa teológica acompanhada por um professor especializado, com o objetivo de garantir a cientificidade e a originalidade da dissertação. Além de apresentar os frutos de sua pesquisa, o estudante é confrontado com o parecer crítico dos professores.

No caso, Pe. Rafael foi acompanhado pelo professor Pe. Lubomir Zak, seu orientador, desde janeiro de 2015. Já havia feito alguns cursos na área de Eclesiologia no segundo semestre de 2014, na mesma Universidade. A opção em estudar o tema da eclesiologia de comunhão no Documento Comunidade de Comunidades (nº 100 – Ed. CNBB, 2014), deveu-se em muito à grande repercussão que este documento teve no Brasil, bem como à percepção de que a eclesiologia de comunhão era pouco tratada por teólogos brasileiros. Com esta pesquisa, o laureado pode demonstrar com riqueza de detalhes a gênese e o percurso de renovação eclesiológica nos escritos do Episcopado Latino-americano do pós-concílio, desenvolvimento que encontra uma bela síntese no Documento Comunidade de comunidades. Também evidenciou que a reflexão sobre a Igreja deste documento, articulado em chave de “comunhão discipular missionária”, propiciou o desenvolvimento de equilibradas pistas de renovação pastoral diante do contexto de crise de fé e de empenho comunitário na sociedade atual. A comissão examinadora entre outras contribuições, elogiou a pesquisa/tema e a capacidade analítica do doutorando, concedendo a nota máxima - summa cum laude. (com maiordistinção)

“Sinto-me feliz e no dever de agradecer à Arquidiocese de Porto Alegre, na pessoa de Dom Jaime Spengler, a oportunidade de aprofundar os meus estudos para o serviço do povo de Deus. Agradeço também a Instituição alemã Adveniat que custeou em grande parte as minhas despesas neste percurso formativo, bem como os meus familiares, amigos e irmãos no presbitério pelo apoio e orações. Espero enfim que esta pesquisa possa contribuir, de forma crítica, ainda mais para a recepção nos meios acadêmicos e teológicos da proposta comunional de renovação paroquial da CNBB”, finalizou.

O Arcebispo Dom Jaime Spengler, por mensagem, parabenizou Pe. Rafael pela conquista e o empenho nos estudos, confiando a ele, no retorno às atividades pastorais na Arquidiocese de Porto Alegre, a função de assistente da formação dos seminaristas da Filosofia, no Seminário Maior de Viamão.

Pe. Rafael Martins Fernandes – Filho de Marinêz Martins Fernandes e de Lourival de Amorim Fernandes, nasceu em Esteio/RS aos 12/08/1982 e foi ordenado presbítero aos 20/12/2008. Trabalhou como vigário da Paróquia São Pedro de Sapucaia do Sul e foi o 1º Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também de Sapucaia do Sul de 2010-2014.