Saiba como participar da JAJ, que será realizada neste sábado (24) na capital

Realizada desde 2011, a Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) deve reunir mais de mil jovens da Arquidiocese de Porto Alegre (Vicariatos de Porto Alegre, Guaíba, Gravataí e Canoas), neste sábado (24), no Instituto Educacional São Francisco, em Porto Alegre (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879, bairro Rubem Berta). Realizada nas dioceses de todo o mundo, o objetivo é reunir a juventude de uma diocese inteira, um dos momentos máximos de encontro e de oração de toda a juventude arquidiocesana. O encontro nasceu da Jornada Mundial da Juventude, que acontece a cada 3 anos, um pedido feito pelo nosso Santo Papa, João Paulo II.

O período da manhã inicia com as catequeses, que foram divididas em quatro temas:

1. “E os contatinhos? Um papo sobre namoro.”, com Nando Mendes e Daniela Mendes.

2. “Maria como espelho da graça.”, com Irmã M. Daniele (Schoenstatt).

3. “Que país é esse? Um papo sobre as políticas no Brasil”, com o professor Daniel Perissé.

4. “Ser ou estar na Igreja? O ano do laicato.”, com padre Felipe Lucena.

A catequese

A catequese é uma espaço da JAJ para a experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha, formação e de crescimento na fé. A participação na catequese é opcional, ou seja, o jovem pode participar da JAJ mesmo sem fazer a catequese. “O jovem no seu dia a dia não fica parado, ele é dinâmico. E, assim sendo, a JAJ promove esse movimento, é uma oportunidade para que a juventude se encontre. Apesar de diferentes, os jovens têm os mesmos sonhos, os mesmo anseios e é isso que os aproxima. A JAJ também tem a função de promover o encontro do jovem com Deus. É um espaço que acolhe a todos os jovens, cristãos ou não, é um espaço de iniciação, um convite para estar mais perto de Deus”, ressalta padre Diego Jobim Garcia, assessor eclesiástico da Comissão para a Juventude. Ainda integram a comissão, Deize Abrantes, coordenadora da JAJ, Carolina Domingos e o seminarista Deivid Garcias.

A JAJ inicia com credenciamento às 8h30min, no portão do Santuário Nossa Senhora de Fátima (Av. Baltazar de Oliveira García, S/N), e segue com a realização das catequeses e workshops, durante a manhã, e almoço, show com bandas católicas -- incluindo a presença do cantor Nando Mendes -- e Santa Missa -- presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano Jaime Spengler -- no período da tarde. Para participar é cobrado o valor de R$ 10, que serão utilizados para os custos do evento, incluindo o almoço. As inscrições também podem ser feitas pelo site http://jajpoa.com.br, até o dia 21/03/2018. No dia do encontro serão aceitas inscrições conforme a disponibilidade de vagas, por isso é importante garantir lugar com a inscrição online.

#JAJ2018 #juventude #JornadaArquidiocesanadaJuventude #PortoAlegre #InstitutoSãoFrancisco #JMJ