Homenagens a Nossa Senhora do Trabalho iniciam em abril

Um dos mais tradicionais eventos religiosos realizados em Porto Alegre, a Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho, chega à sua 64ª em 2018. Neste mês de abril, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. Benno Mentz, 1560 – Vila Ipiranga), iniciam as homenagens à padroeira. Entre os dias 21 e 29 de abril, a comunidade em geral é convidada a participar das missas e, na sequência, da quermesse. Já no Dia do Trabalhador, 1º de maio, ocorrerá a procissão, missa campal e, logo após, almoço festivo, seguido por shows de músicos católicos. Nas missas em homenagem a Nossa Senhora do Trabalho, um dos momentos mais aguardados, anualmente, é a bênção das carteiras de trabalho. A novena, que ocorrerá todas as noites dos dias 21 a 29 de abril, às 18h30min (sábados e domingos), e às 20h (dias de semana), conta com missa e quermesse (brincadeiras para as crianças, bancas de comidas, brechó de roupas e bazar de artigos religiosos e de decoração). No primeiro dia, às 7h, será dado início às Mil Aves Marias. Já às 8h, ocorrerá a procissão motorizada, que conduz a imagem de Nossa Senhora do Trabalho pelas ruas da comunidade. No dia 1º de maio, a partir das 8h, iniciam as homenagens. Os fiéis caminham em procissão, levando Nossa Senhora, do Parque Germânia até o Santuário, onde as festividades culminam com a celebração da missa campal. Logo após, os fiéis terão a oportunidade de conferir o show do Padre Ezequiel Dal Pozzo. Na sequência, acontece o tradicional almoço festivo, com a adesão de aproximadamente 1,5 mil pessoas, seguido de shows com músicos católicos. A 64ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho está inserida no calendário oficial da Prefeitura de Porto Alegre e é uma realização dos fiéis da Igreja Católica. Novidades Neste ano, além de novas visitas da imagem da Santa acrescidas ao calendário, as procissões dos dias 21 de abril e 1º de maio contarão com novo percurso. O Parque Germânia será o local da saída da tradicional procissão do Dia de Nossa Senhora do Trabalho. Logo após, ocorrerá a Missa Campal em frente ao Santuário – com transmissão ao vivo pela Rede Vida. Já na sequência os fiéis terão a oportunidade de conferir o show do Padre Ezequiel. Na tarde, logo após o almoço festivo, haverá o Festival de Bandas Católicas. Sobre a Nossa Senhora do Trabalho A primeira festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade, e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.

Serviço Evento: 64ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora do Trabalho Local: Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Av. Benno Mentz, 1560 – Vila Ipiranga) Visitas da Santa: Parque da Redenção e Catedral de Novo Hamburgo (08/04), Esquina Democrática (10/4), Igreja Nossa Senhora do Rosário (11 a 14/4) e Parque Germânia (15/4) Mil Aves Marias: dia 21/4, a partir das 7h Procissão Motorizada: dia 21/4, às 14h Novena, com missa e quermesse: dias 21, 22, 28 e 29 de abril, às 18h30, e de 23 a 27 de abril, às 20h Procissão, Missa Campal e almoço festivo: dia 01/05 - Procissão com saída do Parque Germânia, às 8h

- Missa Campal em frente ao Santuário Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, às 9h

- Show do Padre Ezequiel, às 10h30min

- Almoço festivo, por adesão (R$ 25), às 11h30min