Centro Pastoral acolhe primeiro Ensaio de Cantos do ano

Na manhã do sábado, dia 7 de abril, aconteceu no Centro de Pastoral da Arquidiocese o primeiro Ensaio de Cantos de 2018. Coordenado pelo Setor de Música Litúrgica, contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas que atuam no ministério de música em nossas comunidades paroquiais de todos os Vicariatos, de Padres, Seminaristas e Religiosos. Os cantos abordados foram sobre as Partes Fixas da Missa (Glória, Creio, Santo, Aclamação Memorial, Doxologia Final, Pai Nosso e Cordeiro). Contando também com momentos de formação litúrgica, sobre as partes fixas, com o Referencial da Comissão de Liturgia, Padre Gustavo Alves Batista. A abertura do ensaio contou com a presença de nosso Arcebispo, Dom Jaime Spengler, que trouxe sua palavra de incentivo à comissão e ressaltando a importância da música na liturgia, para conduzir ao Mistério Pascal. Nosso Arcebispo reafirmou as orientações dos documentos e rituais que apontam a necessidade em cantar a liturgia, e não cantos externos ao tempo litúrgico e sem inspiração Bíblica ou cantos de movimentos e pastorais. Falou também sobre o trabalho que vem sendo feito por uma comissão (unindo Setor de Liturgia e de Música Litúrgica do Regional Sul 3 da CNBB), que prepara um Hinário Litúrgico Regional.

#EnsaiodeCantos #MúsicaLitúrgica #CentrodePastoral #PartesFixasdaMissa