Comissão de Iniciação à Vida Cristã promove formação bíblica

No primeiro final de semana do mês de maio foi realizado o primeiro módulo de formação bíblica para catequistas, promovido pela Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre. O encontro faz parte do projeto de formação permanente para os nossos catequistas de Batismo, Eucaristia 1 e 2, Crisma 1 e 2 e Adultos. Neste ano o tema abordado é a Introdução Geral à Sagrada Escritura, especificamente o Antigo Testamento (no primeiro semestre) e Novo Testamento (no segundo semestre).

Com o desejo de ampliar a sua abrangência, a CIAVIC, optou por promover a formação, simultaneamente em vários pólos. No dia 5, o Vicariato de Canoas reuniu os catequistas na Paróquia São Luis Gonzaga, o Vicariato de Gravataí no Seminário de Gravataí e o Vicariato de Guaíba na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O Vicariato de Porto Alegre teve as formações por áreas pastorais: área sul na Paróquia Menino Jesus de Praga, área leste e norte na Paróquia Nossa Senhora da Paz e a área centro e oeste na Paróquia Nossa Senhora das Dores (dia 6 de maio). Mais de 1.500 catequistas participaram do encontro.

Toda a formação, desde o tema, conteúdo, materiais didáticos, recursos audiovisuais, decoração e preparação dos locais foi planejada pela Comissão que se subdividiu em Grupos de Trabalho para a execução das tarefas, afim de que os catequistas de todo o território arquidiocesano pudessem receber uma formação de qualidade, numa única linguagem e no espírito de unidade. Os assessores do dia de formação foram os membros da própria comissão. A elaboração de um artigo, publicado no texto base da IVC 2018, bem como a coordenação de conteúdo ficou sob a responsabilidade da Irmã Maria Aparecida Barbosa, biblista e membro da Comissão. A metodologia catecumenal, que mescla a interação entre símbolos, celebração e explanação, foi a “bússola” pedagógica do encontro. Já a passagem de Lucas 24, o Caminho de Emaús, foi o texto bíblico inspirador e concatenador dos diversos conteúdos que perpassam o Antigo Testamento. Sob a orientação da obra "De catechizandis rudibus", de Santo Agostinho, partiu-se do Cristo para explicar o sentido do Antigo Testamento que preparava o Novo Testamento.

"Na conclusão do trabalho pudemos colher a satisfação dos catequistas através das avaliações, realizadas nos locais, e das inúmeras manifestações dos mesmos nas redes sociais. A grande receptividade deles é para nós o sinal da credibilidade que a CIAVIC tem em nossa Arquidiocese e, ao mesmo tempo, é uma força motivadora para a nossa missão porque os nossos catequistas estão sedentos de qualificação e do desejo de caminhar em unidade”, Pe. Fabiano Schwanck Colares, Referencial da Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese.

#IniciaçãoàVidaCristã #Guaíba #Gravataí #catequistas #comissão