Igreja São João Batista anuncia festejos do centenário

No próximo domingo (24), um ano antes de completar um século, paroquianos irão inaugurar o relógio que marca a contagem regressiva para a festa de 100 anos da Igreja São João Batista (Av. Benjamin Constant, 76), que será celebrada em 2019. Também será divulgado o logo do centenário da paróquia, que dá nome ao tradicional bairro da zona norte da Capital. O 24 de junho é a data da festa do padroeiro São João Batista. “A comunidade sempre se fez presente dentro desta igreja. Antes mesmo do centenário, eles estão se organizando para finalizar a construção dos vitrais da paróquia, que não haviam sido concluídos desde o seu surgimento”, explica o padre Renato Schuh que comemora também o conserto, depois de nove anos desativado, do sino mais alto da torre, que tem 32 metros, e pode ser vista do Aeroporto Salgado Filho.

De cara nova

Alguns projetos já estão em andamento, outros, mais audaciosos, precisarão de investimento para serem concretizados. É o caso do Jardim Centenário, projeto que prevê a reforma na parte externa da igreja com a construção de uma linha do tempo com o nome de todos os padres que conduziram pastoralmente a comunidade, de 1919 até 2019. Ainda, a confecção de uma placa com a ata de fundação da paróquia e uma cápsula do tempo que será enterrada ao pé do novo Cipreste, substituindo o anterior derrubado por um temporal em 2016.

Ao longo deste ano, muitas atividades já estão ocorrendo em função da celebração do centenário. A primeira delas ocorreu na noite desta segunda-feira (18), em um coquetel que reuniu cerca de 50 convidados que conheceram em primeira mão o logo dos 100 anos e relembraram a trajetória da Igreja. “Que São João Batista nos aponte o passado de gratidão, o presente de atenção e o reconhecimento a um futuro de esperança”, saudou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin. “Quantas pessoas se empenharam para que nós chegássemos aqui hoje? Agora cabe a nós fazermos a nossa parte”, finalizou Francisco Ledur, o padre Chico, que atuou durante 10 anos na paróquia, e foi substituído pelo atual pároco, padre Renato Schuh.

(Fotos: divulgação Paróquia São João Batista)

#SãoJoãoBatista #centenário #zonaNorte