Jornada de IVC reuniu mais de mil catequistas em Porto Alegre

Durante todo o último domingo, 8 de julho, mais de mil pessoas participaram da Jornada Arquidiocesana de IVC (Iniciação à Vida Cristã), no Instituto São Francisco, em Porto Alegre. Para refletir sobre o tema do Encontro "Avançar na missão: as famílias têm sede de quê?" participaram catequistas da Arquidiocese de Porto Alegre de batismo, adultos, eucaristia e crisma. No início do evento foi distribuído um livreto produzido pela coordenação que aborda, entre outros pontos, os 7 passos para orientar a missão do catequista, um guia para a missão proposto no tema do Encontro. Saiba o que a comissão recomenda para a iniciativa de ir ao encontro de nossas famílias:

1. Aproxime-se: não tenha medo de ir ao encontro; confie que Deus está conosco e nos ajuda. Conheça as pessoas pelo nome, procure saber onde mora, com quem vive. 2. "Puxe" conversa: a conversação é uma arte incentivada na tradição espiritual da Igreja; parte-se das sedes do dia e da vida. 3. Escute: muitos de nossos irmãos só querem ser ouvidos, portanto qualifique o tempo de escuta às pessoas; sem pensar em responder, mas em entender, desenvolver empatia. 4. Envolva-se: o Papa Francisco nos lembra que a comunidade missionária, ao servir, "contrai o 'cheiro das ovelhas', e estas escutam a sua voz.” 5. Acompanhe: Deus tem o seu tempo, e devemos compreender o diferente ritmo de vida das pessoas. A evangelização demanda muita paciência e evita precipitações imediatistas. 6. Integre: ajude a pessoa a se inserir em sua Comunidade; ofereça as oportunidades que a sua Comunidade tem para ela, seja para ser acolhida, como para ajudar nas diversas obras. 7. Festeje e celebre: toda a comunidade deve alegrar-se pela inserção de novos membros da Comunidade de fé e demonstrar aos recém-chegados o quanto eles são importantes.

Para o padre referencial da Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã, Fabiano Schwanck Colares, "os novos tempos e cenários questionam nossa maneira de transmitir a fé às novas gerações. Nós catequistas, temos diante de nós não só a realidade dos catequizandos, mas também a das suas famílias, lugar existencial, teológico, onde a semente da fé irá encontrar possibilidade de germinar e produzir frutos. Por isso, queremos ajudar as famílias nesta nobre tarefa.", ressaltou. (Fotos: Juliano Rigatti)

Abaixo uma galeria das principais imagens da Jornada. Confira:

#IVC #JornadaArquidiocesanadeIVC #InstitutoSãoFrancisco