Entenda a formação na música litúrgica e participe do Ensaio de Cantos deste sábado (25)

Será realizado neste sábado, dia 25, a partir das 8h30, no Centro de Pastoral (Praça Monsenhor Emílio Lottermann, 96 - Porto Alegre), o Ensaio de Cantos, uma promoção da Comissão de Liturgia - Música Litúrgica. A inscrição é gratuita, e haverá material de apoio, vendido no local. Inscrição pelo formulário no link. Abaixo, entenda mais sobre a formação na música litúrgica por meio da entrevista de Humberto Gonçalves Teixeira, da Comissão da Arquidiocese de Porto Alegre.

1. A formação na música litúrgica na Arquidiocese de Porto Alegre tem um tradição muito rica. Como esse trabalho tem sido desenvolvido nos últimos anos?

A Arquidiocese de Porto Alegre sempre foi muito ativa em relação ao Canto Litúrgico. Após um período de assentamento, retomamos já há quatro anos o Ensaio de Cantos da Arquidiocese, com o objetivo de reunir e formar os músicos, partilhar e organizar repertório, com cantos já conhecidos e também cantos novos, de acordo com as orientações da Igreja. Além de realizarmos dois ensaios de cantos por ano, iniciamos desde o ano passado a entrada nas mídias sociais, com as postagens dos Salmos Dominicais e alguns cantos em vídeo no canal do Youtube. 2. Estamos no ano do laicato e o setor de música litúrgica possui uma participação intensa de leigos. Como tem sido essa atuação pastoral do laicato? Temos nosso padre referencial que nos apoia e orienta, porém, a equipe é praticamente toda composta por leigos, que se dedicam também a refletir e ajudar nesta caminhada da música litúrgica. Sem dúvida alguma, sem a dedicação de tantos leigos e leigas este trabalho estaria hoje arrefecido.

3. Quais são os projetos e expectativas para a música litúrgica na Arquidiocese de Porto Alegre?

Temos a proposta de manter os dois ensaios de cantos, além do aspecto formativo, como meio de reunir e tornar próximo os músicos que atuam em nossas comunidades. O projeto de Salmos Dominicais no Youtube já é uma realidade, pretendemos incluir também alguns dos cantos que são trazidos nos ensaios. Também iniciamos recentemente nossas divulgações através de uma página específica no Facebook e existe a proposta de que este canal seja também formativo, além de informativo. Ainda há que se caminhar no sentido de organizar os projetos em comum com toda a Comissão de Liturgia, para que mais pessoas possam aproveitar destes momentos e destas atividades.

4. Desses projetos se destaca o ensaio de cantos. Como eles estão se desenvolvendo e qual o próximo ensaio programado?

Estamos já próximo ao segundo ensaio de cantos deste ano. Cada ensaio traz uma temática específica e, às vezes, algo mais associado a alguma celebração especial (Ano da Misericórdia, por exemplo). Então, o próximo ensaio ocorre neste sábado, dia 25 de agosto, das 8h30 às 12h30, no auditório do Centro de Pastoral.

#ensaiodecantos #MúsicaLitúrgica #ComissãodeLiturgia