Arquidiocese inaugura novo Centro Administrativo São João Paulo II

O novo Centro Administrativo São João Paulo II, da Arquidiocese de Porto Alegre, abre suas portas nesta segunda-feira (24), na Av. Sertório, 305, Bairro Navegantes*. No local, a Mitra Metropolitana passa a atender as mais de 150 paróquias dos 4 Vicariatos (Canoas, Gravataí, Guaíba e Porto Alegre) por meio dos departamentos Administrativo, Jurídico, Pessoal, Financeiro, Contabilidade, Fraterno Auxílio, Patrimônio, T.I., Obras, Loja Centro de Pastoral e O Dia do Senhor. O novo prédio foi adquirido pela Arquidiocese em janeiro do ano passado e receberá cerca de 30 funcionários. A residência episcopal, o vigário geral, a Chancelaria, o arcebispado, o Arquivo Histórico, o Batistério, a Assessoria de Comunicação e o Tribunal Eclesiástico seguem com atendimento na Cúria Metropolitana (Rua Espírito Santo, 95 - Centro Histórico).

Nova estrutura - A área, com 2.400m², possui salas para os departamentos, para atendimento dos bispos, cozinha, refeitório, auditório com 40 lugares e capela para cerca de 100 pessoas sentadas, entre outros ambientes. A loja Centro de Pastoral que, assim como O Dia do Senhor, anteriormente funcionava no Bairro Floresta, também passa a atender no novo endereço. O local ainda acolherá a Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora.

“Nossa expectativa é que o novo Centro Administrativo traga mais conforto e proporcione um espaço mais acolhedor a todos os funcionários, clero e público em geral”, afirma o arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler.

Na Cúria Metropolitana será dado andamento ao processo de restauração do prédio, que completa 130 anos em outubro, e que está com 30% do trabalho concluído. Dos setores que permanecem no prédio localizado no Centro Histórico, o Batistério realiza, por mês, 420 atendimentos para expedição de certidões de casamento, entre outras, e o Arquivo emite uma média de 25 certidões, por semana, para abertura de processos de cidadania europeia.

Serviço:

Inauguração Novo Centro Administrativo São João Paulo II, da Arquidiocese de Porto Alegre (Av. Sertório, 305, Bairro Navegantes). *O acesso de carro, no dia da inauguração, deve ser feito pelos fundos, na Rua Comendador Tavares, 332 (antigo estacionamento da Faculdade São Francisco).

Data: 24 de setembro de 2018.

Horário: 9h - Inauguração e bênção do prédio. (Fotos: Lélia Ferreira)

#CentroAdministrativoSãoJoãoPauloII #AvenidaSertório #MitraMetropolitana #catedraldePortoAlegre #bairroNavegantes #inauguração #CúriaMetropolitana