Cerca de mil catequistas participam das formações do IVC

No último final de semana do mês de setembro, dias 29 e 30, 910 catequistas participaram das formações do IVC (Iniciação à Vida Cristã). Esse foi o segundo módulo de formação Bíblica, com o Novo Testamento. O primeiro foi em maio e abordou o Antigo Testamento. Este se agora abordou o Novo Testamento.

Nesta formação foi utilizada a metodologia de inspiração catecumenal composta de simbolo, rito e uma catequese breve e objetiva. Irmã Maria Aparecida Barbosa, que é doutoranda em Sagrada Escritura, elaborou os subsídios e ofereceu uma primeira capacitação aos membros da Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (CIAVIC) para que estes pudessem conduzir as formações, como assessores, nos vicariatos ou áreas pastorais. Assim foi possível aproximar-se ainda mais das bases capilarizando a oferta de formação para os catequistas. "Nosso maior objetivo é introduzir os catequistas no mistério da Sagrada Escritura, de tal modo que consigam se familiarizar com ela, ao mesmo tempo em que possam 'enxergar' a linha mestra que percorre toda a Escritura: o desejo de Deus de atrair o ser humano a Ele para que assim os homens e mulheres tenham uma vida mais plena e feliz", destaca o padre referencial do IVC, Fabiano Schwanck Colares.

#formação #IVC #catequistas