Semana Nacional da Vida culmina com o Dia do Nascituro celebrado na segunda-feira (8)

Anualmente, na primeira semana de outubro a CNBB, por meio da Pastoral Familiar, promove a Semana Nacional da Vida (1º a 7 de outubro de 2018) que culmina com a celebração do Dia do Nascituro, na segunda-feira, 8 de outubro. Este ano a semana tem como tema “A fecundidade do amor na família”. Instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a data destas celebrações foi definida pela proximidade com a festa de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Propor a Igreja e a sociedade um debate sobre a proteção, cuidados e a dignidade da vida humana estão entre os objetivos, ou seja, para que seja posta em prática a promoção da vida. Este ano foi produzido o subsídio "Hora da Vida" 2018, elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que tem por propósito ser um instrumento de estudo, reflexão e oração para despertar nas pessoas a beleza e a grandeza deste dom concedido por Deus, que é a vida. "A reflexão a qual nos propomos nesse Hora da Vida leva-nos a aprofundar no tema que vem há muito sendo defendido por nossa Igreja e por tantos grupos dentro dela, que é a vida desde o seu nascimento à sua declinação natural, ou seja, a defesa da própria vida.", comentou o assessor nacional da Pastoral Familiar, Padre Jorge Alves Filho. A exortação apostólica Amoris Laetitia, publicada pelo Papa Francisco em abril de 2016, é a grande fonte de inspiração das páginas do subsídio, e de acordo com o Bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), Dom João Bosco, "Uma família bem constituída é, por si só, um espaço e uma escola de defesa da vida. A Amoris Laetitia, que abriu o baú de tesouros da família e iluminou até os recantos mais desafiadores com farta luz do Evangelho. Devemos incentivar todo o respeito pela vida desde a concepção até o seu fim natural. Vida é Dom de Deus e a Ele pertence, direito humano que não pode ser negociado". Vida desde a concepção até o seu fim natural. Vida é Dom de Deus e a Ele pertence, direito humano que não pode ser negociado". ORAÇÃO DO NASCITURO Nós vos louvamos Senhor, Deus da vida. Bendito sejais, porque nos criaste por amor. Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início até o fim. Em vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai as pessoas e as famílias o pão de cada dia, a luz da fé e o amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém.

#DiadoNascituro #SemanaNacionaldaVida #PastoralFamiliar #CNBB