Maior procissão com motos do Estado presta homenagens a Nossa Senhora Aparecida nesta sexta-feira (1

Na próxima sexta-feira, 12 de outubro, os devotos de Nossa Senhora Aparecida homenageiam a padroeira do Brasil, por meio de celebrações em todo o país. Na arquidiocese de Porto Alegre são tradicionais as procissões que reúnem milhares de pessoas. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído em 1980, mas ela foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em julho de 1930, por decreto do Papa Pio. De moto Na capital já é tradicional a romaria de motos, maior do Estado com este tipo de veículo. A 44ª procissão reúne, no dia 12, cerca de 20 mil motociclistas às 7h da manhã, na Rótula das Cuias (Av. Augusto de Carvalho), quando ocorre a primeira bênção, concedida por Dom Adilson Busin. Às 8h da manhã inicia a procissão que segue até o Complexo Cultural Porto Seco, onde ocorrerá novamente a bênção dos motociclistas. O trajeto dura um pouco mais de uma hora e é acompanhado por agentes da EPTC e Brigada Militar: "O objetivo é proporcionar mais segurança a todos os participantes da procissão", reforça padre Vanderlei Bock, coordenador da procissão, que também faz o trajeto sobre duas rodas. Vicariatos Em Viamão as homenagens iniciam às 6h30 com a missa celebrada pelo padre Cleuber Rodrigues Trindade, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Krae. Às 8h30 inicia a concentração em frente ao mercado Econômico (Av. João Fernando Krae), seguida do início da procissão às 9h, que segue até a paróquia, onde é realizada a Missa Campal, às 10h, celebrada por Dom Dozineti, bispo auxiliar de Porto Alegre. Após a missa, ocorre carreata na Av, João Fernando Krae em direção a RS040, parada 57, e segue até a parada 44, retornando ao Seminário Maior de Viamão, onde ocorre almoço festivo e missas às 16h (padre João Paulo da paróquia Divina Providência, Vila Elza) e 18h (padre Cleuber). Mais informações pelo telefone: 3485-6604. Na cidade de Canoas, as homenagens que reúnem cerca de mil pessoas, inicia às 9h com carreata e procissão saindo da Rótula da Guajuviras (Setor 4 A Quadra D, 50, bairro Guajuviras), seguindo até a Gruta. A missa é celebrada na Igreja Nossa Senhora Aparecida e seguirá com almoço festivo e baile com a banda Reis e outras atrações ao longo da tarde. Em Sapucaia do Sul, as homenagens a Nossa Senhora Aparecida iniciam com as novenas nos dias 12 e 13, às 19h. No domingo (14) missa às 10h da manhã, procissão e almoço festivo. À tarde segue a celebração com atividades e apresentação da banda Donos da Noite. O almoço tem ingressos limitados que podem ser adquiridos por 25 reais (adulto) e 13 reais (crianças de 7 a 12 anos).

Esteio tem missa no dia 12 de outubro, às 8h da manhã, e procissão às 9h30, com bênção de carros. A carreata é realizada dentro do bairro Novo Esteio com o apoio do Corpo de Bombeiros e dura um pouco mais de uma hora. As celebrações continuam, após almoço festivo, ao longo da tarde. Em Porto Alegre ainda ocorrem mais duas celebrações a Nossa Senhora Aparecida, no bairro Restinga e no bairro Ipanema. A primeira inicia às 10h com missa, seguida de almoço e baile, na Estrada Chácara do Banco, 71. Na praça Senador Alberto Pasqualini, a homenagem inicia às 7h, com terço e a procissão às 9h, seguida de missas e procissão luminosa às 18h30. Participa Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre. Oração a Nossa Senhora Aparecida “Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos por vós em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomamos-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos, da alma e do corpo , dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos, na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!" Foto: Mayara Costa.

#procissão #NossaSenhoraAparecida #12deoutubro #moto