Arquidiocese projeta unidade na Pastoral do Povo da Rua


A Paróquia São Jorge sediou no dia 7 de março reunião da Arquidiocese de Porto Alegre que tratou da unidade no trabalho da Pastoral do Povo da Rua. O encontro convocado pela Dimensão da Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese contou com a presença de diversas lideranças de grupos paroquiais, pastorais afins, entidades e de representação da Prefeitura Municipal. Também participaram o Bispo Auxiliar Dom Adilson Busin e o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, padre Ilário Flach. O grupo foi acolhido pelo pároco, Pe. Sérgio Belmonte.

O Coordenador da Dimensão de Justiça Caridade e Paz, Elton Bozzetto, saudou a presença de expressiva representação para dar início a uma ação conjunta e fortalecida com esse público. "Hoje, temos muitas iniciativas, mas desconectadas, reincidentes e sem um planejamento conjunto. Precisamos potencializar a cooperação e ampliar a ação numa perspectiva de promoção humana e defesa de direitos".

A Coordenadora Nacional da Pastoral do Povo de Rua, Ivone Perassa, participou do encontro e apresentou as diretrizes e orientações da CNBB para esta ação eclesial. Ela afirmou que as iniciativas de ajuda para minorar o sofrimento e a dor do povo da rua é importante. Mas, a ação da Igreja precisa compreender que essa população é resultado de um sistema e de uma estrutura que gera essa situação. "Além da comida, da roupa, do banho é necessário o diálogo da escuta e a competência para torná-los participantes da ação, torná-los protagonistas conosco de sua própria elevação".

Os participantes da reunião promoveram um frutuoso diálogo sobre as suas iniciativas e percepções para uma metodologia de trabalho com esse público. A perspectiva é de avanços importantes na ação da Igreja neste campo. Um novo encontro de diálogo foi agendado para o dia 25 de abril, às 19h, na Catedral Metropolitana. Foram estabelecidos diversos indicativos para fortalecer a atividade dos grupos eclesiais.

Entre as propostas está o fortalecimento da rede de atendimento, ampliação da relação com o município, desenvolver um método comum de trabalho diante da complexidade da situação, aprofundar o conhecimento da legislação e realizar um mapeamento dos grupos que atuam com esse público. Uma delegação da Arquidiocese de Porto Alegre deverá participar do Seminário da Região Sul sobre Povo da Rua, que será realizado de 17 a 19 de maio de 2019, em Florianópolis (SC).

#DimensãodaJustiçaCaridadeePazdaArquidioces #PastoraldoPovodaRua

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre