Caminhada que estimula peregrinos a conhecer Porto Alegre será no dia 28


Caminhar pelas ruas da Capital, conhecer os bairros e a rotina da Cidade e superar as próprias dificuldades físicas é o que centenas de peregrinos farão durante os 22 km do Caminho de Porto Alegre. A terceira edição do evento, que reuniu participantes de 30 municípios diferentes em 2018, será no dia 28 de abril a partir das 7h, com início na Catedral Metropolitana. A caminhada é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e os quilômetros percorridos na capital gaúcha poderão ser utilizados para a obtenção da Compostelana.

O roteiro do Caminho de Porto Alegre perpassa os principais pontos turísticos, culturais e religiosos do Centro à Zona Sul da Cidade, como o Theatro São Pedro, Orla do Guaíba, Museu Iberê Camargo, Vila Assunção, Praia da Pedra Redonda, Orla de Ipanema, além dos pontos oficiais do trajeto: Catedral Metropolitana, Igreja das Dores, Santuário de Schoenstatt e Santuário Santa Rita de Cássia. A caminhada é organizada pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara de Vereadores (FRENTUR) e da Prefeitura Municipal. Segundo o presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel, a edição de 2019 terá duas novidades. “Neste ano, abrimos a opção de os peregrinos fazerem o trajeto de bicicleta e já temos alguns ciclistas confirmados. Também acrescentamos um local no percurso, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, comenta o parlamentar.

As inscrições para o Caminho podem ser realizadas pelo site (www.acasargs.com.br). Os 600 primeiros inscritos receberão o kit peregrino com camiseta, credencial, água e barra de cereal. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo de todo o percurso. De acordo com a presidente da ACASARGS, Adriana Reis, a expectativa é que cerca de 800 peregrinos façam o Caminho. “Todos os dias a Associação recebe e-mails de pessoas perguntando sobre a caminhada, inclusive de outras cidades. É muito legal ver toda esta mobilização e perceber que o espírito do Caminho de Santiago está presente no Caminho de Porto Alegre”, explica.

Considerado Patrimônio da Humanidade, o Caminho de Santiago possui várias rotas que levam à Santiago de Compostela onde estão as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Peregrinos de diversos países realizam a caminhada, desde o século IX, para adquirir a Compostelana que é o certificado recebido ao completar, no mínimo, 100 km dos 800 km que compõe todo o Caminho de Santiago.

#CaminhoPortoAlegre #ACASARGS #CatedralMetropolitana

Cúria Metropolitana

Rua Espírito Santo, 95

Bairro Centro Histórico 

CEP 90010-370 | Porto Alegre | RS

       51 3228.6199

Residência Episcopal

Vigário geral

Chancelaria

Arcebispado

Arquivo histórico

Batistério

Tutela de menores

Ascom

Tribunal Eclesiástico

ACESSE TAMBÉM

Centro Administrativo

Av. Sertório, 305

Bairro Navegantes
CEP 91.020-001 | Porto Alegre | RS

51 3083.7800

Administrativo

Departamento Pessoal

Jurídico

Financeiro

Contabilidade

Fraterno Auxílio

Patrimônio

T.I.

Obras

Servus

O Dia do Senhor

Loja Centro de Pastoral

© 2020 por ASCOM para Arquidiocese de Porto Alegre