Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar de Porto Alegre, padre Darley José Kummer

A Arquidiocese de Porto Alegre se alegra em anunciar a nomeação do Monsenhor Darley José Kummer, 51, como bispo auxiliar. A nomeação ordenada pelo Santo Padre foi anunciada nesta quarta-feira, dia 10 de abril. Padre Darley é natural de Roca Sales, município a 143 km de Porto Alegre, tendo nascido no dia 12 de maio de 1967. Desde 2015, atuava como vigário episcopal do Vicariato de Canoas, que é composto pelos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita, e desde 2016, era pároco na Igreja São Luís Gonzaga, em Canoas.

Filho de Inocêncio Alberto e Nila Kummer, padre Darley é o segundo dos 4 filhos do casal, ao lado de Wanderley, Sirley e Arley. Aos 14 anos iniciou no grupo de jovens, amigos com as quais até hoje mantém contato e encontra-se para troca de ideias e experiências. Aos 16 anos foi indicado para ser coordenador da Pastoral da Juventude, da área de Estrela (RS), tempo que também relembra com saudades pelas reflexões, celebrações e organização juvenil.

Padre Darley ingressou no Seminário São José, de Gravataí, no Curso Propedêutico, em 1987. Cursou Licenciatura em Filosofia, na Faculdade Imaculada Conceição de Viamão, e no Seminário Maior de Viamão, concluiu sua formação em 1990. Os Estudos de Teologia aconteceram no Centro de Estudos Teológico Dom Edmundo Kunz (Seminário Maior de Viamão), de 1991 a 1995. E a sua Ordenação Diaconal foi realizada em 6 de agosto de 1995, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Alvorada.

A ordenação episcopal de Monsenhor Darley José Kummer será no dia 8 de junho, às 10h da manhã, no município de Roca Sales, na paróquia São José (Rua Padre Fernando Steffen, 385).

Vida Presbiteral

O novo bispo auxiliar de Porto Alegre foi ordenado presbítero em 13 de janeiro de 1996, na Paróquia São José (Roca Sales), com o lema: "Na unidade e diversidade de dons formar Comunidade" (Efésios 4, 1-14). Padre Darley foi vigário paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo (Cachoeirinha), de fevereiro a dezembro de 1996, e assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, de janeiro de 1997 a dezembro de 2001.

Como pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Alvorada), atuou entre janeiro de 2002 e dezembro de 2005, como assistente do Curso Propedêutico, no Seminário São José, e diretor do Lar Sacerdotal, colaborou de 2006 a 2009. Em 2010 foi reitor do Seminário Menor São José (Gravataí), assistente do Ensino Médio e diretor do Lar Sacerdotal. Padre Darley também foi pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria (Esteio), de 2011 a 2015, presidente do Fraterno Auxílio, de 2011 a 2013, e vigário episcopal, do Vicariato de Canoas, de 8 de agosto de 2015 a abril de 2019. A Arquidiocese de Porto Alegre agradece ao Papa Francisco pela nomeação e ao padre Darley José Kummer pela disponibilidade ao aceitar o convite.

#padreDarley #novobispoauxiliar #ArquidiocesedePortoAegre #novobispo