Semana Santa: confira a programação do Tríduo Pascal e como foi a Missa dos Santos Óleos

A Semana Santa marca os últimos dias vividos por Cristo antes de sua paixão, morte e ressurreição. As celebrações iniciaram no último domingo (14), “Domingo de Ramos”, o “Domingo da Paixão do Senhor”, ocasião da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e, posteriormente, da sua paixão e morte na cruz. O Tríduo Pascal inicia com a missa da noite da Quinta-feira Santa, a “Ceia do Senhor”, e vai até o domingo da Páscoa da Ressurreição.

Liturgia

Nesta quinta-feira (18), pela manhã, a Igreja celebrou a bênção dos Santos Óleos, missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. É nesta última missa antes do Tríduo Pascal, mais conhecida como “Missa do Crisma”, que se abençoam os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos (usado nas pessoas que se encontram doentes) e Ordenação. Nesta mesma celebração, os padres renovaram junto ao bispo, os seus compromissos sacerdotais. Na Arquidiocese de Porto Alegre, a Missa foi realizada na Catedral Metropolitana, com a participação do Coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos seminaristas maiores de Viamão.

Na ocasião também foi apresentado a toda a Arquidiocese de Porto Alegre o novo bispo auxiliar, Monsenhor Darley José Kummer, que fez o seu juramento e compromisso perante o clero e a comunidade. O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre oficializou o convite para a sua cerimônia de ordenação episcopal, que será realizada no dia 8 de junho, às 10h da manhã, na paróquia São José (Rua Padre Fernando Steffen, 385), no município de Roca Sales, a 143 km da capital gaúcha.

Veja, abaixo, as imagens da Missa dos Santos Óleos (Fotos Nelson Pereira):

Óleo do Crisma Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Óleo dos Catecúmenos Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Óleo dos Enfermos É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

Sexta Santa e Procissão do Encontro

Na Sexta-Feira Santa, 19 de abril, a Arquidiocese de Porto Alegre realiza a Procissão do Encontro, celebração penitencial que tem como objetivo resgatar a tradição que complementa a Semana Santa que, por sua vez, é um momento muito especial na vivência da fé cristã e da religiosidade do povo católico. Através desse evento é possível valorizar as tradições e fazer com que elas ajudem o povo a renovar a fé, a identidade diante da Igreja Católica e a consciência de sua missão como discípulos missionários na sociedade. A procissão inicia às 18h30, com os homens levando a imagem do Senhor Morto, a partir da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Av. Independência, 230) e no mesmo horário, na Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 597), com as mulheres levando a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro dos dois grupos de fiéis acontece na Catedral Metropolitana, com início das pregações e atendimento de confissões. Os organizadores pedem que os fiéis levem velas para as procissões e informam que, em caso de chuva, a programação iniciará às 18h30, na Catedral Metropolitana. Em toda a Arquidiocese de Porto Alegre, cada Vicariato por meio de suas paróquias também realizam celebrações específicas.

Abaixo, confira a agenda dos bispos para as celebrações da Semana Santa:

Quinta (18) - Missa do Crisma e Sexta Santa (19)

Dom Adilson Busin - Camaquã, Paróquia São João Batista

Dom Donizeti de Souza - Esteio, Paróquia Imaculado Coração de Maria

Dom Jaime Spengler - Porto Alegre, Catedral Metropolitana: Sexta Santa (15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor), Sábado (20h - Celebração da Vigília Pascal) e Domingo (10h)

Dom Leomar Brustolin - Porto Alegre, Paróquia Senhor Bom Jesus (sexta/15h), Paróquia Santa Luzia (sábado/19h) e Paróquia Santa Teresinha (domingo/7h)

#TríduoPascal #MissadoCrisma #SemanaSanta