Inicia a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Aparecida (SP)

De 1º a 10 de maio será realizada a 57ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, do Santuário Nacional de Aparecida (SP), da qual podem participar, segundo o Estatuto da CNBB, os 309 bispos na ativa (com direito a voto), os 171 eméritos, os administradores apostólicos e os representantes de organismos e pastorais da Igreja. Este ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023. A 57ª Assembleia também tem como desafio eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio. A presidência é composta por presidente, vice-presidente e secretário-geral e também são eleitos 12 presidentes das comissões episcopais pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

A versão que os bispos aprovarão na 57ª AG, produzida inicialmente pela Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023, foi objeto de sugestões e emendas dos bispos do Brasil, dos organismos e pastorais. Sua atualização teve início ainda na 56ª AG do ano passado quando os bispos apontaram as primeiras sugestões. O arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos desta comissão, lembra que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua.

A atualização das diretrizes também foi tema de discussão em duas reuniões do Conselho Permanente da CNBB em 2018, em junho e novembro. A comissão, especialmente montada para esta tarefa, se reuniu em agosto de 2018 para avançar no texto. Em dezembro do mesmo ano realizou a sua segunda reunião. A primeira versão “Mártir” foi enviada em janeiro deste ano ao episcopado brasileiro. A Comissão se reuniu em Sumaré (RJ) em fevereiro com a finalidade de incorporar ao texto matriz as sugestões de emendas enviadas pelas igrejas particulares e organismos da Igreja. No início de março, a Comissão enviou mais uma vez o texto a todos os organismos da Igreja ainda com a possibilidade de apresentação de emendas.

Segundo o presidente da Comissão Especial, o grupo recebeu significativas contribuições. A tendência da equipe, segundo dom Belisário, foi acolher todas as emendas propostas, exceto as que apresentam caráter contraditório. A equipe se encontrou mais uma vez antes da 57ª AG com a missão de incorporar as contribuições enviadas. É desta reunião, reforça, que saiu o texto final que será aprovado pelos bispos em Aparecida.

Estrutura do documento DGAE 2019-2023 que os bispos aprovarão estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão. O texto está estruturado em 4 partes. A primeira, que inclui uma introdução e o 1º capítulo, aprofunda os rumos da Igreja no mundo urbano atual. O 2º capítulo aprofunda o olhar dos discípulos missionários; o 3º capítulo trata da ideia-força da Igreja nas Casas, retomando a inspiração das primeiras comunidades cristãs; O 4º, e último capítulo, constitui-se de indicadores que apontam sobre de que maneira a Igreja em Missão no Brasil pode estar presente da melhorforma possível neste novo mundo urbano.

“Fundamentalmente, a nossa pergunta é: como que a nossa Igreja no Brasil agora se coloca diante deste novo momento da realidade brasileira?”, questiona dom Belisário. O desafio, após a 57ª AG, será transformar estas Diretrizes em projetos pastorais que, respeitando a unidade da Igreja em todo o Brasil, respondam às realidades regionalmente diversificadas.

Outros temas são prioritários: relatório do quadriênio, assuntos de liturgia, textos litúrgicos – CETEL, assuntos de Doutrina da Fé, relatório econômico e conjuntura eclesial: avaliação da Igreja no Brasil e da CNBB. Também serão abordados, no âmbito dos temas diversos, a análise sociopolítica do Brasil, a Campanha da Fraternidade em 2021, definição das Comissões Episcopais Pastorais e a 6ª Semana Social Brasileira.

Eleição nova diretoria

Esta assembleia tem ainda o desafio de eleger a nova presidência da entidade para o próximo quadriênio, sendo: presidente da CNBB, vice-presidente, secretário-geral. E também os doze presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e delegado e suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

12 comunicações, sobre diversos temas, integram a pauta desta assembleia: Laudato Si, Mês Missionário Extraordinário, Programa Missionário Nacional, Bispos Eméritos, Sínodo sobre os jovens, Sínodo Especial para a Pan Amazônia, Congresso Eucarístico Nacional, Comunhão e Partilha, Comissão para a Causa dos Santos, entre outros. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

Programação

A 57ª Assembleia Geral da CNBB inicia no dia 1º/5, às 7h30, com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho e será aberta à imprensa.

Todos os dias – exceto no domingo, dia 5 – serão celebradas missas com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.

Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30).

As entrevistas coletivas acontecerão sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci Nicioli.

O retiro dos bispos iniciará no dia 4/05, às 15h, e terminará no domingo, 5/05, ao 11h30, com missa no Santuário.

A cerimônia de posse da nova presidência está marcada para às 10h30 do dia 10/05 e na sequência a cerimônia de encerramento, no Centro de Eventos.

Além das coletivas de imprensa, diárias, ocorrerão também os Metting Points, 9h, com o objetivo de aprofundar assuntos referentes à ação da Igreja no Brasil. Veja a programação:

Data: 2 de maio – Transmissão ao vivo pelo portal A12 Tema: Exortação Sinodal “Christus vivit” e desafios da recepção no Brasil do sínodo sobre a JuventudeA Bispo: Dom Gilson Andrade da Silva, bispo coadjutor de Nova Iguaçu (RJ)

Data: 3 de maio – Live pela página da CNBB no Facebook Tema: Novos ministérios na realidade Amazônica rumo ao Sínodo 2019 Bispo: Dom Wilmar Santin, bispo de Itaituba (PA)

Data: 6 de maio – Live pela página da CNBB no Facebook Tema: Mineração no Brasil – Os desafios da atuação da Igreja Bispo: Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Caxias (MA), presidente do GT da Mineração da CNBB

Data: 07 de maio – Transmissão ao vivo pelo portal A12 Tema: Mês Missionário Extraordinário – como dinamiza-lo nas Igrejas locais? Bispo: Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó (SC) e coordenador do GT do Mês Missionário Extraordinário da CNBB

Data: 08 de maio – Transmissão ao vivo pelo portal A12 Tema: Migrantes e refugiados: realidades, desafios e ações da Igreja no Brasil Bispo: Dom José Luiz Salles, bispo de Pesqueira (PE), bispo referencial do Setor da Mobilidade Humana da CNBB

Data: 09 de maio – Live pela página da CNBB no Facebook Tema: Salvaguarda e restauração dos bens culturais da Igreja no Brasil Bispo: Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió (AL)

#57ªAG #CNBB #eleições #Aparecida

Tutela de menores