Padre Cirineu Furlanetto é nomeado novo vigário episcopal do Vicariato de Canoas

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, anunciou nesta semana o padre Cirineu Furlanetto como novo vigário episcopal do Vicariato de Canoas e novo pároco da Igreja São Luís Gonzaga (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82, bairro Centro/Canoas). Padre Cirineu atuava como vigário geral e moderador da Cúria Metropolitana desde setembro de 2016. "Foi uma experiência muito rica este período de quase três anos, sempre busquei estar atento às necessidades da Igreja de Porto Alegre". Na sexta-feira, dia 24, os colegas da Cúria Metropolitana prestaram homenagens ao sacerdote. O arcebispo agradeceu a dedicação do padre pelo trabalho que vinha realizando e desejou-lhe muitas bênçãos na sua nova missão junto à comunidade de Canoas. "Padre Cirineu tem seu jeito muito particular e especial e, certamente, será um ganho muito grande para o povo de Deus, naquele vicariato.", destacou Dom Jaime.

Origem

Padre Cirineu nasceu em Roca Sales e frequentou os ensinos fundamental e médio em seminários, de Bom Princípio e Gravataí. Ingressou em seguida no curso propedêutico e depois seguiu para as formações em Filosofia e Teologia em Viamão.

Foi ordenado padre em 1994 e, desde então, atuou nas paróquias São Sebastião (Porto Alegre), São Pedro (Porto Alegre) e Santa Ana (Gravataí), além da Menino Jesus de Praga (Porto Alegre). Foi ainda diretor espiritual do Seminário de Bom Princípio, assistente do curso propedêutico e dos seminaristas da Filosofia.

Como vigário geral, segundo o Código de Direito Canônico, sua função era de auxiliar na administração da arquidiocese.

25 anos

Em janeiro deste ano, 2019, o clero do Rio Grande do Sul, familiares e amigos celebraram em Roca Sales, os 25 anos de sacerdócio do padre Cirineu Furlanetto. A missa solene foi realizada na Paróquia Santo Antônio, em Violanda, Diocese de Montenegro. Estiveram presentes o arcebispo Dom Jaime Spengler, os bispos Dom Leomar Brustolin e Dom Adilson Busin, que realizou a homilia em italiano, em homenagem ao sacerdote. Também participaram da celebração D. Paulo de Conto (emérito de Montenegro), Dom Carlos Rômulo, Dom Silvio (Diocese de Vacaria), que realizou a homilia em português, Dom Rodolfo Weber (Passo Fundo) e mais de 20 clérigos, entre padres e diáconos da capital, de Montenegro e Osório. (Fotos: Nelson Pereira e Darlan Schwaab)

Lema sacerdotal padre Cirineu Furlanetto:

"Senhor, faze de mim um instrumento

de teu amor".

#VicariatodeCanoas #vigárioepiscopal #padreCirineuFurlanetto